FORMAÇÃO PARA PROFESSORES | DESENHO NA PRÁTICA:
EXPERIÊNCIAS E IDEIAS

com Teresa Berlinck

Formação para professores

O projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, investigação e expansão do ensino de arte contemporânea para professores atuantes de qualquer nível de ensino, em instituições formais e não formais, públicas e privadas, através de ações online para compartilhamento de conhecimentos, vivências e experimentações para atuação com diferentes públicos.  As atividades serão realizadas pela plataforma zoom gratuitamente.

 

DESENHO NA PRÁTICA: experiências e ideias

Quatro encontros para pensar e exercitar o desenho como prática de desenvolvimento individual e coletivo.

Cada encontro começa com a apresentação de trabalhos de vários artistas e suas diferentes maneiras e poéticas. Seguimos com exercícios e experiências, abrindo caminhos para refletir sobre a ideia do que seria o “bom” desenho e para despertar a confiança no traço pessoal de cada um.

Exercícios com imaginação e observação em ritmo lúdico e experimental para trabalhar marcas do gesto, relação corpo e desenho, possibilidades da linha, texturas, massas, valores tonais, cor, construção e composição da imagem, entre outros aspectos da linguagem, serão permeados pela reflexão e troca de ideias.

 

Material

Material de desenho que tiver em casa, como: papel de desenho, lápis, canetas, tintas e lápis coloridos. Não é necessária experiência anterior, cada participante traz seu desenho pessoal para florescer e crescer.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Teresa Berlinck é artista plástica e trabalha com sistemas de referência, desordenando narrativas e construindo associações entre memória e história. Transita entre desenho, escultura, instalação, livro de
artista, performance. Mestrado em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais FASM Faculdade Santa Marcelina, São Paulo (2006), graduação bacharel em Artes Plásticas FAAP Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo (1999); Participa de exposições e ações coletivas em galerias, museus e instituições culturais, desde 1982. Ministra cursos e oficinas de arte desde 1999 em seu ateliê, escolas e instituições culturais como MAM SP Museu de Arte de São Paulo; Sesc SP; CCSP Centro Cultural São Paulo; Faculdade Santa Marcelina; Escola São Paulo; Centro de Artes Casa do Artista; Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, entre outros. Site www.teresaberlinck.com.br.

Como participar?

Podem participar professores/educadores atuantes na rede pública e privada de instituições formais e não formais há no mínimo 6 meses.

Os interessados devem preencher o formulário online disponível em nosso site: adelina.org.br
As vagas serão distribuídas sendo 30% de vagas destinado a instituições privadas e 70% para públicas.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 30/09.
Para a inscrição é obrigatório uma declaração da Escola/Instituição feita ela coordenação/direção.
 
  • A relação de professores/educadores selecionados será divulgada até o dia 04/10 no site do Adelina Instituto.
  • Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com preenchimento incompleto do formulário
  • Emitimos certificados para 75% de presença

 

INFORMAÇÕES:
 
Atividade dirigida a professores atuantes em instituições formais e não formais, pública e privadas

Data:  de 07 a 28 de outubro – 4 encontros | quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 4 encontros

Local: Online por meio da plataforma ZOOM (cadastre-se gratuitamente pelo App ou pelo site www.zoom.us.)

Para dúvidas/informações envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou pelo whatsapp 11 9 4812 3175

Inscreva-se