CURSO | DESEJO E PAIXÃO AMOROSA NA PSICANÁLISE, NA FILOSOFIA E NA ARTE

SOBRE O CURSO

Esse curso visa expor, conceituar e entrelaçar as principais concepções das noções de desejo na paixão e no amor, a partir de um diálogo com a tradição da psicanálise, da filosofia e da arte. O percurso da atividade reflete a escolha dos autores e as principais publicações da cultura ocidental, que expuseram em suas teorias o mito do semideus Eros, o tema do Amor n´O Banquete de Platão, o romantismo do século XIX, e a sua releitura contemporânea do amor cortês da Idade Média, como proposta de se pensar o amor desinteressado que escapa da lógica do amor como mercadoria.

Para a compreensão de uma fenomenologia da paixão-amorosa, ou seja, em como o amor é uma experiência do sujeito apaixonado, estabelecer um diálogo entre Fragmentos de um discurso amoroso (1977), de Roland Barthes e a obra do escritor Marcel Proust, para se pensar também temas como ciúmes, a separação, o luto amoroso, o amor como história de uma perda em Freud, e a corporeidade dos amantes na literatura e na filosofia sobre o erotismo de Georges Bataille.

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É coordenador pedagógico e professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda em espaços como Fundação Ema Klabin, Adelina Instituto Cultural, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo), e na curadoria e pesquisa da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, da Fundação Ema Klabin.

Leonardo Goldberg – É psicólogo e psicanalista. Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em História da Cultura pela Universidade Mackenzie (UPM). Autor de “O sujeito na era digital: ensaios sobre psicanálise, pandemia e história” (Almedina, 2021), e professor de Psicanálise e Psicopatologia na Universidade Brasil (Unibrasil).

 

PROGRAMA

13 .09 – Aula 1

– Conceituações filosóficas sobre a philia (amizade), a afeição, ágape na tradição cristã e a paixão-amorosa;

– Eros, o tecelão de mitos, suas origens e desdobramentos na cultura ocidental;

– O Banquete de Platão – a paixão-amorosa como experiência do pensamento e como ânsia para a criação.

 

15.09 – Aula 02:

– O mito fundador da paixão-amorosa na Idade Média: “Tristão e Isolda”, suas origens, concepções e desdobramentos;

– O romantismo do século XIX como movimento estético, político e de revolta;

– O amor como consumo e como mercadoria na modernidade capitalista;

– Ainda somos românticos? Novas formas de afetos;

 

20.09 — Aula 03:

– A fenomenologia e a experiência do “apaixonar-se”;

– Como nasce a paixão-amorosa?

– Barthes e a cena amorosa – as fases nas relações amorosas;

 – O amor como história de uma perda em Freud;

– Proust e o ciúmes.

 

27.09 — Aula 04:

– Corporeidade do amante e do amado;

– A fusão dos corpos na paixão-amorosa;

– O corpo no erotismo – das vanguardas modernistas à literatura de Georges Bataille;

– A melancolia e a experiência e percepção do tempo na paixão-amorosa;

– Pode Eros ser resistência política no contemporâneo?

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Interessados, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de ciências humanas, da literatura, do cinema e das artes em geral.

Materiais: Papel, lápis e caneta

 

AO REALIZAR ESTE CURSO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

  • Compreender os desdobramentos filosóficos, históricos e artísticos das noções de Amor, paixão e desejo na tradição da cultura ocidental;
  • Refletir sobre temas que aparecem no percurso do “apaixonar-se”, como a presença da corporeidade dos amantes, a passagem da paixão ao amor, a dialética distância e proximidade, os ciúmes, e a separação e o luto amoroso;
  • Ter uma consistente noção de fundamentos psicanalíticos sobre o amor como história de uma perda e melancolia em Freud. 

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 13, 15, 20 e 27 de setembro – segundas e quarta-feira

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula.

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.ou baixe o app no celular ou tablet

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200

Vagas limitadas – Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.