CURSO | SEMIÓTICA E ARTE

A Arte tem sido um dos objetos de maior interesse para a Semiótica, pois com ela podemos analisar as obras de arte na sua dimensão simbólica e em suas estruturas de significação. 

Neste curso iremos explorar a obra de Charles S. Peirce, criando um quadro de referências teóricas que ajudarão os alunos a olhar, pensar e entender os possíveis efeitos de sentido nas obras de arte. Assim, iremos examinar a partir da Teoria Geral Signos, obras de arte da pré-história até o presente.

PROGRAMA

21.11 Aula 1: A Arte se apresenta. 

Arte como fenômeno.

Estética, Ética e Lógica. 

28.11 Aula 2: A interpretação da Arte.

Teoria Geral dos Signos

Passos para a uma análise semiótica

05.12 Aula 3: Os efeitos da Arte.  

Pragmatismo da Arte.

Arte e memória

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Jorge Abrão Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com estágio no Brazil Institute do Kings College London. É autor de diversos trabalhos sobre processos de significação na cultura contemporânea, além de fazer parte do corpo editorial de periódicos acadêmicos. Já desenvolveu e lecionou sobre Semiótica e Moda para o Adelina Instituto, Bureau Moda & Mercado e Istituto Europeo di Design – IED São Paulo e, também, sobre comunicação digital na Escola de Educação Corporativa da Unicamp.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

INFORMAÇÕES:

Datas: 21, 28 de novembro e 05 de dezembro – terças-feiras 

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 8 horas/aula

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$247,00

Vagas limitadas 

Emitimos certificados

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175

Inscreva-se