CURSO ONLINE | Quando fomos modernos – Arte, Arquitetura e Design no Brasil

O legado do moderno brasileiro é hoje matéria de um intenso revisionismo e constitui uma referência central para muitas produções contemporâneas, incluindo aquelas que negam seus preceitos. O curso procura definir historicamente a categoria do moderno no campo da arte, da arquitetura e do design no Brasil, revisitando seus principais fatos e obras.
O modernismo brasileiro deriva do Movimento Moderno europeu, que estabelece como conceito na Semana de Arte Moderna (1922), para as artes, e nos anos 1930, para a arquitetura e design. O objetivo é oferecer uma visão histórica e crítica de projetos, obras, artistas, textos, contextos e instâncias legitimadoras do movimento no país. A visão inicial que guia o percurso sugerido é de que o modernismo brasileiro resulta da ação direta de um número reduzido de indivíduos, e que seus esforços encontram um limite em meados dos anos 1970, no momento que o Movimento Moderno passa a ser objeto de estudo e crítica no plano internacional.

PROGRAMA
Aula 1 – 12.08 – Como nasce a noção de Moderno: Estilo moderno e Bauhaus
Aula 2 – 19.08 – Semana de Arte Moderna (1922)
Aula 3 – 26.08 – O urbanismo moderno (Le Corbusier e CIAM)
Aula 4 – 02.09 – Ministério da Educação e Saúde e a Escola Carioca
Aula 5 – 09.09 – Mobiliário moderno
Aula 6 – 16.09 – Arte concreta
Aula 7 – 23.09 – Desenho Industrial e Comunicação Visual no Brasil
Aula 8 – 30.09 – Brasília e outros pioneirismos


PARA QUEM É ESSE CURSO
Artistas, arquitetos, designers, estudantes, educadores. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Priscyla Gomes é curadora e pesquisadora em arte e arquitetura formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde concluiu seu Mestrado em Teoria e História das Artes e cursa agora seu Doutorado. Atualmente, é curadora associada do Instituto Tomie Ohtake e integra seu Núcleo de Pesquisa e Curadoria. É responsável pelas pesquisas e atividades relacionadas aos campos de Arquitetura, Design e sua relação com as Artes Visuais. Participa da concepção dos Prêmios de Arquitetura e Design da instituição. Além disso, seu escopo de atuação compreende curadorias de exposições, acompanhamento de montagens, elaboração de seminários e mesas-redondas, bem como assistência a pesquisas e curadorias internacionais.


Felipe Kaizer
é designer gráfico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002-2006) e pós-graduado pelo Centro Universitário Maria Antônia (2011-2013). Desde 2016 é doutorando em História e Teoria do Design na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ). Entre 2005 e 2009 trabalhou em escritórios de design do Rio de Janeiro, entre eles Tecnopop, Tabaruba e Jair de Souza. Entre 2009 e 2017 participou da criação do departamento de design e comunicação da Fundação Bienal de São Paulo sob a direção de André Stolarski e integrou a equipe de comunicação do Instituto Moreira Salles em São Paulo. Tem trabalhos premiados e expostos pela ADG Brasil e pela IDSA/IDEA.

INFORMAÇÕES:

Duração do curso: 12 de agosto a 30 de setembro
Horário: quarta-feira – das 19h às 21h
Local e endereço: Adelina Instituto – Rua Cardoso
de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: 250,00
Oferecemos certificados
Vagas: Limitadas
Importante: inscrições até um dia antes do dia da oficina. Sujeito à lotação. Inscrições pelo site

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.