CURSO ONLINE | PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÃO: OS BASTIDORES DE UMA MOSTRA DE ARTE

SOBRE O CURSO

Por considerar que a produção de uma mostra de arte é um trabalho muitas vezes invisível para a maioria das pessoas, o curso tem como objetivo evidenciar os processos presentes nesses bastidores ao tratar da complexidade deste trabalho e das etapas necessárias para que uma exposição aconteça.
São discutidos assuntos como: contato com curadores(as), artistas e instituições; orçamento e cronograma; transporte, seguro e laudos das obras; idealização e construção da museografia; e processos de montagem e desmontagem.
O curso introduz questões presentes no universo da pré-produção, produção e pós-produção de uma mostra, por meio de depoimentos, vídeos, leituras e atividades. Pretende ainda levantar questões relacionadas aos novos desafios na área, frente ao atual contexto, a fim de expandir o olhar e as discussões acerca deste campo de atuação.


PROGRAMA:

Encontro 1 | Introdução sobre espaços culturais e tipos de mostras de arte. A função do(a) produtor(a) de exposição e sua área de atuação. Apresentação das etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Sugestão de bibliografia.
Encontro 2 |
Definição da exposição e local. Contato com contratante e espaço. Contato com curador(a) e artistas. Desenvolvimento de cronogramas. Execução de planilha de custos e contratação de equipe de produção. Lista de obras. Elaboração e envio de carta de apresentação, carta convite, formulário de empréstimo das obras. Contratação dos demais profissionais e empresas. Solicitação de seguro das obras. Elaboração e solicitação de autorizações e contratos.
Encontro 3 |
Desenvolvimento de projeto expográfico, luminotécnico e gráfico. Compra de passagens e hospedagem. Contato com assessoria de imprensa. Contato com setor educativo.
Encontro 4 |
Execução do projeto expográfico e demais adequação do espaço. Transporte e laudo das obras. Chegada dos trabalhos, do(a) curador(a), artistas.
Encontro 5 |
Montagem das obras. Execução do projeto luminotécnico. Comunicação visual da exposição. Impressão dos materiais gráficos. Envio de convites para abertura. Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança. Registro fotográfico das obras e da mostra.
Encontro 6 |
Abertura da exposição. Manutenção e desmontagem da exposição. Laudos e devoluções das obras. Carta de agradecimento. Prestação de contas. Elaboração de relatórios. Encerramento e avaliação do curso.

 

PARA QUEM É O CURSO?

Estudantxs, pesquisadorxs, professorxs, artistas, curadorxs, produtorxs, jornalistas, críticxs de arte. Pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?

DANIELE CARVALHO
Atua há mais de quinze anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Fez especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora na Madaiart, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte. Por meio de práticas horizontais de gestão, desenvolve trabalhos compartilhados com artistas, curadorxs, coletivos, museus, galerias e empresas. Esteve na equipe de diversas exposições, entre elas: Allegro, de Guto Lacaz, na Chácara Lane; Trapézio, de Luiz Hermano, no SESC SP; Maria Martins: metamorfoses, no MAM SP; Gravura Extrema, no Centre de la Gravure et de I’Image Imprimée; I in U EU em TU, de Laurie Anderson, no CCBB.

CAROL ANGELO
Especializada em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, trabalhou com o educativo, acessibilidade e cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu Lasar Segall. Atuou como produtora na exposição Madeby…Feito por Brasileiros, no antigo Hospital Matarazzo e foi assistente de produção na Base 7, realizando diversas mostras, tais como: Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro e Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos. Por quatro anos trabalhou na MOVA como produtora, atuando diretamente no Red Bull Station, onde realizou diversas exposições e eventos, além de outros projetos como o Valongo – Festival Internacional da Imagem, na cidade de Santos. Atualmente está na produção da exposição Frestas –Trienal de Artes do SESC, organizada pela Arte3.

INFORMAÇÕES:

Data: 03, 05, 10, 12, 17 e 19 de agosto 

Horário: segundas e quartas – das 10h às 11h30

Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem não estiver presente.

 

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 200,00 – 9 horas de curso

Vagas: Limitadas

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.