CURSO ONLINE | Negras maneiras de vestir

SOBRE O CURSO

O curso tem por objetivo “costurar” estéticas que se manifestam por meio do vestir imergindo em leituras iconográficas, que vão de visualidades de mulheres negras fotografadas no século XIX sob a luz do colonialismo no Brasil, até o estudo das indumentárias religiosas de matrizes africanas.
Pensaremos também sobre outras concepções de criação de imagem e moda que não são a do colonizador, através das produções fotográficas de Seydou Keïta e Malick Sidibé, realizadas no Mali das décadas de 1950 e 1960, culminando em manifestações atuais vestimentares que se desenvolvem nos fazeres das diásporas africanas, refletindo sobre como o vestir e a moda podem se tornar importantes dispositivos para se pensar memórias e histórias negras.

Programação:

08.09 – Aula 1 – Costuras e conversas iniciais sobre negras maneiras de vestir


15.09 –
Aula 2 – Roupas de preta e fotografia nos Brasis do século XIX


22.09 e 29.09
– Aula 3 e 4 – O axé nos axós: indumentárias e religiosidades negras brasileiras


06.10 –
Aula 5 – O vestir pelos olhares de Seydou Keïta e Malick Sidibé


13.10 –
Aula 6 – Moda e futuros possíveis


20.10 –
Aula 7 – Costuras e conversas finais sobre negras maneiras de vestir

 


PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, profissionais e interessados em Moda, Artes e Ciências Humanas. Não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?

Hanayrá Negreiros é pesquisadora em moda, história cultural e práticas curatoriais. Mestre em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui como principais focos de estudo, estéticas afro-diaspóricas e africanas que se manifestam através da indumentária, iconografia, religiosidades e memórias de família. Entre novembro de 2019 e março de 2020 foi curadora da exposição Indumentárias negras em foco, uma parceria realizada entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Feira Preta. Atualmente é professora de cursos no MASP Escola e Adelina Instituto e assina a coluna mensal Negras Maneiras na ELLE Brasil.

 

 

INFORMAÇÕES:

Data:  08 de setembro a 20 de outubro

Duração do curso: 14 horas de aula

Horário: terça-feira – 19h às 21h

Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.
O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 250,00

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.