CURSO ONLINE | Elas estão aqui! Introdução à história da arte pelas artistas mulheres




Este curso propõe uma breve introdução à história da arte, sempre por meio da perspectiva de artistas mulheres, e foi pensado a partir de um ensaio da teórica Linda Nochlin, no qual ela afirma que não devemos perguntar por que não existiram grandes artistas mulheres, mas sim onde elas estavam e estão. As diferentes perguntas denotam distintas premissas, e a mudança de perspectiva nos faz entender que essas artistas sempre existiram, ainda que tenham sido esquecidas e apagadas das narrativas oficiais.

As aulas são um primeiro contato com alguns dos nomes que já foram revistos ou estão em processo de revisão, uma provocação inicial à discussão da história, do sistema e do mercado de arte pela perspectiva de artistas mulheres.

PROGRAMA

14.07 – Aula 1: Introdução: reescritas 

16.07 – Aula 2: Entre o renascimento e o barroco: redescobertas

21.07 – Aula 3: As primeiras acadêmicas

23.07 – Aula 4: Mulheres impressionistas

28.07 – Aula 5: Mulheres expressionistas

30.07 – Aula 6: Mulheres entre a arte e a espiritualidade

04.08 – Aula 7: Mulheres surrealistas

06.08 – Aula 8: Mulheres fotógrafas

11.08 – Aula 9: Mulheres na abstração

13.08 – Aula 10: O começo do contemporâneo

PARA QUEM É ESSE CURSO

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?

Julia Lima é curadora, pesquisadora e tradutora. Gradou-se pela PUC-SP em Arte: História, Crítica e Curadoria, e participou da Summer School do Courtauld Institute, em Londres. Atuou como educadora da Fundação Bienal de São Paulo e como assistente de curadoria e produtora de exposições independentes. Foi membro do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, onde permaneceu por três anos. Fez parte do júri da 5a. edição do Prêmio EDP e do júri da 1a Residência do Instituto Adelina. Entre seus principais projetos de exposição estão as coletivas “Eu queria ser lida pelas pedras”, ganhadora do edital da Galeria Guaçuí; “Formas de Voltar para Casa”; e “Ministério da solidão”, que será realizada na Casa da Luz em 2020. Atualmente colabora com a plataforma ARTEQUEACONTECE e desenvolve projetos curatoriais independentes, ministra cursos de história da arte e coordena grupos de acompanhamento de artistas com Bruno Novaes.

INFORMAÇÕES:

Início:  14 de julho a 13 de agosto 
Horário: terça e quinta – das 10h30 às 12h
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula.


Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us. O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder o encontro.

Investimento: R$ 280,00
Vagas: Limitadas

Oferecemos certificados

Importante: inscrições até um dia antes do dia do curso. Sujeito à lotação

Inscrições pelo site

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.