CURSO | O vestido de noiva de Tarsila: fragmentos de um casamento modernista

SOBRE O CURSO

Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade se conheceram no agitado ano de 1922, em São Paulo, apresentados por uma amiga em comum, Anita Malfatti. Logo começaram a namorar, e a festa de casamento aconteceu no dia 30 de outubro de 1926. Deste evento, não conhecemos fotografias. O vestido de noiva de Tarsila, feito a partir do traje de casamento da mãe do noivo, Inês, e que tem a etiqueta da maison Paul Poiret, está guardado aos fragmentos na Pinacoteca de São Paulo. É um dos poucos exemplos de peças de roupa que pertenceram a Tarsila e estão conservadas e acessíveis ao público.

Neste curso, vamos olhar de perto o vestido de noiva de Tarsila usado no casamento com Oswald. A análise dos objetos de vestuário, especialmente quando cruzados com outras fontes de pesquisa, como recibos e documentos da alta-costura, oferece ricas possibilidades de interpretação. É um curso de caráter teórico que percorre os caminhos da pesquisa, procurando os vestígios, indagando as fontes, e propõe modelos visuais que nos ajudam a compor a aparência de Tarsila na festa de casamento. A partir da primeira aula, a cada encontro iremos analisar um dos fragmentos que compõem o vestido.

 

PROGRAMA

01.09 

Aula 1 – Apresentação dos fragmentos do vestido de noiva de Tarsila: mangas, corpete e capa

               O casal Tarsiwald: a paixão, o namoro clandestino e o casamento da alta roda social

 

08.09

Aula 2 – O vestido de noiva de Inês e a relação de Oswald com sua mãe

               O mistério das mangas guardadas na Pinacoteca

 

15.09

Aula 3 – O corpete do vestido, que tem a etiqueta da maison Paul Poiret, no conjunto das criações de Poiret

               O corpete do vestido de noiva: contradições de uma artista modernista

 

22.09

Aula 4 – A capa guardada na Pinacoteca e a fotografia da capa que consta no recibo

              Exercício de composição da aparência da noiva Tarsila: a hipótese da saia como um modelo de vanguarda

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, Artes, Ciências Humanas e pessoas interessadas em arte, roupa, moda, modernismo, história do vestuário, alta-costura, figurino, vestidos de casamento, década de 1920, métodos de pesquisa, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Paul Poiret.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Carolina Casarin é graduada e mestre em Letras, e doutora em Artes Visuais. Especialista em história do vestuário e da moda, é escritora, pesquisadora, professora e figurinista. É autora de O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda (Companhia das Letras, 2022). Publica artigos e ensaios em livros, revistas e blogs, entre eles “O guarda-roupa modernista: a importância do vestuário para o modernismo brasileiro” (2022), na revista Estudos Avançados, da USP; “O casal Tarsiwald e a maison Paul Poiret” (2022), no livro Modernismos (1922-2022), organizado por Gênese Andrade; “Tarsila em seus vernissages” (2019), na revista Transas: letras y artes de Amércia Latina; “Elegância brasileira” (2017), sobre as fotografias do mineiro Chichico Alkmin, no blog do Instituto Moreira Salles. Em 2021, a convite da Casa Mário de Andrade, ministrou o curso “Alfaiataria e modos de vestir no início do século XX: Oswald, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral”. Por cinco anos foi professora dos cursos técnico, de graduação e pós-graduação do SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro. Mantém o blog “Sol e Lua em Leão” (www.carolinacasarin.blogspot.com).

 

INFORMAÇÕES:

Data:  De 01 a 22 de setembro – quintas-feiras – das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 237,00

As aulas serão gravadas e enviadas para quem não puder acompanhar ao vivo

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.