CURSO | Moda, Revolução e Política

Este curso tem como objetivo relacionar os conceitos e as noções de Moda, revolução e política. Partindo de uma constelação de filósofos, sociólogos e historiadores – Walter Benjamin, Adorno, Gilles Lipovetsky, Diane Crane e Daniela Calanca -, trata-se de analisar acontecimentos e rupturas histórico-sociais que acompanharam a História da Moda em seus diálogos e desdobramentos com os contextos revolucionários, como a Revolução Francesa, o movimento do dandismo do século XIX, o movimento feminista, o maio de 1968, a resistência francesa contra a Ocupação Nazista, o queer e o decolonialismo. No campo da política, compreender a Moda como poder nas sociedades de corte, a dialética entre indivíduo e sociedade, e a Moda a serviço da classe dominante (sentido negativo) e da Revolução (sentido positivo).

PROGRAMA

Aula 1 – 13.07 – Conceituações sobre as relações entre Moda, revolução e política: a Moda a serviço da classe dominante e a serviço da Revolução.

Aula 2 – 20.07 – A estética Camp de Susan Sontag e o queer em oposição aos modos de vestir burgueses;

Aula 3 – 27.07 – A Revolução Francesa e o maio de 1968: liberdade do vestir/corpo e o feminismo.

Aula 4 – 03.08 – Brasil: os modos de vestir decoloniais e dos povos originários.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, artes, ciências Humanas e pessoas interessadas.

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do Sesc SP, além de residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som) no ano de 2018. É professor convidado e coordenador pedagógico em instituições como IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa Faustolo, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a moda, a imagem, a filosofia, a arte e a literatura em espaços e instituições culturais como Museu de Arte de São Paulo (MASP), MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Galera AMDO, em Belo Horizonte (MG), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava, Escola São Paulo. No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de 3 Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

INFORMAÇÕES:

Datas 13, 20 e 27 de julho e 03 de agosto, quintas-feiras – das 19h às 21h

Investimento: R$247

Oferecemos certificados

Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina

O link de participação para a aula ao vivo será enviado um dia antes da aula por e-mail.

Enviaremos a gravação para quem não puder acompanhar a aula.

Vagas limitadas

Ficou com alguma dúvida? Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175

Inscreva-se