CURSO | MODA E CINEMA: diálogos através do figurino

SOBRE O CURSO

A Moda e o Cinema não apenas expressam a realidade política e cultural de uma época, como registram nas vestimentas ou nas imagens em movimento do filme a organização social da aparência, como também linguagens artísticas e simbólicas da modernidade; através da forma do figurino se constrói a percepção da passagem do tempo, das mudanças estilísticas, dos desejos, sonhos, utopias e da formação do imaginário da sociedade.

A partir de filmes dos séculos XX  – que serão comentados nas aulas – a representação da estética de Moda pela caracterização e composição dos figurinos na sétima arte, nas perspectivas da história da Moda, do cinema, da filosofia, sociologia e literatura, em trabalhos de figurinistas como Edith Head, Adrian, Travilla, Orry-Kelly Irene Sharaff, Cecil Beaton, Ann Roth, Milena Canonero, John Mollo, Michale Kaplan, Colleen Atwood, Sandy Powell e Patricia Field, e dos costureiros e estilistas Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Christian Dior, Hubert de Givenchy, Yves Saint Laurent, Jean Paul Gaultier e Yohji Yamamoto. 

 

PROGRAMA

Aula 01 – 04/10, terça-feira – Prof. Brunno Almeida Maia:

– Moda e cinema: definições e conceituações filosóficas;

– O antiquado e o moderno: a citação no cinema e na Moda;

– A imagem como trauma e choque;

– O tempo, a imagem e a gestualidade na pintura, na fotografia e no cinema;

– O tempo como a essência da Moda e do cinema;

– Desenho e escritas do tempo: Proust, Virginia Woolf, Jorge Luis Borges e Yohji Yamamoto, “suas modas e seus cinemas”.

 

Aula 02 – 06/10, quinta-feira Prof. Brunno Almeida Maia:

– A noção de fígura na Moda e no cinema;

– Da Ideia a Forma (EÎDOS) manifesta no cinema e na Moda;

– A organização social da aparência;

– A Moda como “caligrafia dos gestos” e constituição da personalidade aparente; 

– Modus e modos de vida: cinema e moda como realidade e não-realidade;

– O cinema na Indústria Cultural – Diálogos entre Adorno e Walter Benjamin;

– Valor de culto / valor de exposição e a aura no cinema e na Moda.

 

Aula 03 – 11/10, terça-feira Prof. Brunno Almeida Maia:

– O corpo na Moda e no cinema;

– Deusas, musas ou diabólicas? A representação da beleza e do ideal feminino na cultura de massas;

– “A eternidade pelos astros”: A Vênus de Boticelli, Marilyn Monroe e a crítica ao ideal de beleza;

– Moda de cem anos: a era dos costureiros e da alta-costura;

– O modernismo em Coco Chanel e o anti-modernismo em Elsa Schiaparelli;

– Chanel em “A regra do jogo” (1939), de Jean Renoir e Schiaparelli em “Moulin Rouge” (1952), de John Huston.

 

Aula 04 – 13/10, quinta-feira Prof. Brunno Almeida Maia:

– Moda aberta: o declínio da alta-costura e a democratização da moda;

– Maio de 1968, YSL e Deneuve em “A bela da tarde” (1967), de Luis Buñuel;

– Dior e Givenchy “Pavor nos bastidores” (1950), de Alfred Hitchcock e “Bonequinha de Luxo” (1961), de Blake Edwards;

– Os anos 80/90 retomam o século XIX;

– Moda consumada: cibernéticos, trash´s, pós-punks, a poética do preto e das cores;

– Yohji Yamamoto em “Dolls” (2002), de Takeshi Kitano e Jean Paul Gaultier em “Kika” (1993), de Pedro Almodóvar.

 

Aula 05 –18/10, terça-feira Prof. Alice Alves:

– O conceito de Figurino e Figurinista;

– O surgimento da profissão Figurinista em Hollywood;

– Análise do figurino dos filmes: “O nascimento de uma nação” (1915), de D. W. Griffith e “Titanic” (1997), de James Cameron.

– O sucesso do figurino do filme “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang, mesmo 90 anos depois;

– O começo da carreira de Edith Head nos anos 20, a maior figurinista de todos os tempos.

 

Aula 06 – 20/10, quinta-feira Prof. Alice Alves:

– Anos 30, uma década dominada pelo figurinista e estilista Adrian;

– Porque até hoje as criações de Adrian servem de referências para os figurinistas, que por sua vez influenciam estilistas;

– A era de ouro em Hollywood e o que causou isso;

– O poder de sedução de filmes como “Casablanca” (1942), de Michael Curtiz e “Gilda” (1946), de Charles Vidor.

 

Aula 07 – 25/10, terça-feira Prof. Alice Alves:

– O poder dos figurinos das divas de Hollywood através da análise de filmes estrelados por Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Grace Kelly e Audrey Hepburn;

– A crise de identidade do cinema nos anos 60;

– A parceria de figurinistas e estilistas em filmes como “Barbarella” (1968), de Roger Vadim e “Bonequinha de luxo” (1961), de Blake Edwards.

 

Aula 08 – 27/10, quinta-feira Prof. Alice Alves:

– Filme “Noivo neurótico, noiva nervosa” (1977), de Woody Allen, o filme que influenciou a moda nos anos 70;

– A inspiração que surge com os figurinos de “Laranja Mecânica” (1971), de Stanley Kubrick;

– Precisamos falar sobre “Os embalos de sábado à noite” (1977), de John Badham;

–  A capacidade criativa de figurinistas como Michael Kaplan em “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Daryl Hannah e Mona May em “As patricinhas de Beverly Hills” (1995) de Amy Heckerling;

– Os figurinos nunca deixarão de influenciar a moda e serem influenciados por ela.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), SENAC FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Centro Universitário Belas Artes, MAM

(Museu de Arte Moderna) de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais, Sesc, entre outros. No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

Alice Alves – Figurinista que começou a sua carreira como estagiária de figurino em 2002 na novela “O Clone”, com figurinos assinados por Marília Carneiro, com ela também fez “A Casa das 7 Mulheres” e a pré-produção de “Celebridades”. De lá pra cá, são 20 anos realizando o incrível trabalho de contar histórias através dos figurinos de novelas, filmes e séries. Foi assistente de renomadas figurinistas no eixo Rio-São Paulo e começou assinar figurinos em 2009 no filme “As Doze Estrelas”. Assinou o figurino das séries infanto-juvenis: “Zoo da Zu” e “Experimentos Extraordinários”, e da série “Gigantes do Brasil”, que conta a história dos homens que industrializaram o Brasil. Criou o curso livre “Figurino para Cinema e TV”, que ministra há 10 anos em várias escolas de São Paulo, e ensina todas as metodologias que aprendeu e aprende durante a sua carreira. Também ministra o curso “A importância do figurino nos filmes” no MIS (Museu de Imagem e Som de São Paulo).

 

AO REALIZAR ESTE CURSO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

– Identificar as relações e os diálogos entre a Moda e o cinema a partir dos contextos históricos, sociológicos e filosóficos, como “imagem”, ‘tempo”, “aparência”, “beleza”, “cultura de massas”, “corpo”, “formas” e “figuras”;

– Reconstituir a história da Moda pela análise da trajetória dos principais estilistas e costureiros do século XX, suas contribuições e influências no cinema;

– Conhecer os principais figurinistas e saber sobre o processo de construção de um figurino;

– Saber sobre a capacidade que um figurino tem de influenciar os espectadores sem que isso seja notado.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Interessados, estudantes e profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, figurino, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances.

 

INFORMAÇÕES:

Data: 04 a 27 de outubro de 2022, terças e quintas-feiras – das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Duração: 8 encontros – 16 horas/aulas

Investimento: R$297

As aulas serão gravadas e disponibilizadas para quem não estiver presente.

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

 

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