CURSO | Jung e o Espírito da Arte

SOBRE O CURSO

Esse curso vai passear pelas principais ideias estéticas de Jung, seus bastidores autobiográfico, aplicações hermenêuticas e ressonâncias em criadores que marcaram época em diferentes campos da arte. Estamos nos referindo, mais especificamente, a James Joyce e Pablo Picasso, cujas obras foram alvo de polêmicos ensaios de Jung, além de Hermann Hesse, Jackson Pollock e Federico Fellini, gênios muito marcados pela influência do mestre suíço.

Em fidelidade ao preceito junguiano de conjugação de pensamento e vivência, também estimularemos que os participantes tenham papel ativo no curso, experimentando o “espírito da arte”, segundo Jung, mediante exercícios estéticos de sua escolha, como desenhos ou a produção escrita.

 

PROGRAMA
05.07 – AULA 1

Arte e cura interior

Introdução aos escritos estéticos de Carl Jung

12.07 – AULA 2

Joyce e Picasso esquizofrênicos? –os polêmicos ensaios de Jung sobre a arte moderna

19.07 – AULA 3

Jung e Hermann Hesse

Jung e Jackson Pollock

26.07 – AULA 4

Jung e Federico Fellini

Roda de conversa

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

CAIO LIUDVIK CARAMICO SOARES. Doutor em filosofia, jornalista cultural e cientista social, atualmente em segundo pós-doutorado no departamento de filosofia da Universidade de São Paulo. É autor de Sartre e o pensamento mítico (ed. Loyola), co-autor de O livro de ouro da psicanálise (Ediouro) e tradutor de livros como As moscas, de Jean-Paul Sartre; Camus e Sartre, de Ronald Aronson; História da psicologia moderna, de C. G. Jung (ed. Vozes); A arte de C. G. Jung, coletânea de ensaios editada pela Fundação das Obras de C. G. Jung (ed. Vozes). Fez cursos de formação de psicanálise e de artes cênicas, protagonizando o espetáculo Calígula, a partir da obra de Albert Camus, no Teatro-Escola Macunaíma, em 1999. Redator, repórter e crítico do jornal Folha de S. Paulo entre 2000 e 2016.

KARINE PADILHA é artista visual e psicóloga. Seu trabalho é influenciado pela arteterapia e pelo expressionismo abstrato. Em suas criações, explora textura, dualidade e sobreposição, e trabalha temáticas como subjetividade, memória e identidade, relações emocionais, temporais e espaciais. Suas obras integraram mostras na Fundação Cultural Badesc (FLN, SC), na Art Lab Gallery (SP) e na Mostra Museu (SP) em um projeto com parceria com The Covid Art Museum (Espanha). Karine assina as séries de fotografia “Desaparecendo” (2021) e “Despedida” (2022), as séries de pintura “Fragmentos” e “Tachismo” (2021), que fizeram parte do acervo da Artsy –um dos maiores portais digitais de arte do mundo –e “Texturas” (2022). 

 

INFORMAÇÕES:

Data:  De 05, 12, 19 e 26 de julho – terças-feiras – das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 237

As aulas serão gravadas e enviadas para quem não puder acompanhar ao vivo

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.