CURSO | Erotismo e Artes Visuais

SOBRE O CURSO

Neste curso faremos algumas incursões por diferentes tempos e lugares, apreciando a variedade de representações visuais do sexo que a história da arte nos lega de modo a nos recordarmos de outras formas – mais alegres, mais serenas e mais vitais – de fabulações visuais que enriquecem tanto o corpo quanto o espírito.

A manutenção de moralismos e a negação do sexo como forma de conhecimento, são acompanhados de um embotamento da vida afetiva e erótica dos indivíduos, cada vez mais atestada por estudiosos desse segmento do comportamento humano.

 

PROGRAMA

Aula 1 – 10.05 – A situação contemporânea: excesso de imagens, moralismos, mal-estar e erotismo: Georges Bataille e a dimensão fundante do erotismo nos seres humanos. Os diagnósticos de Giorgio Agamben, Jean Baudrillard, Byung-Chul Han e Paul Preciado.

Aula 2 – 17.05 – Episódios na História da Arte: Artes greco-romanas e Renascimento italiano. Erotismos na Ásia: artes do amor na Índia antiga e Shunga no Japão do período Edo.

Aula 3 – 24.05 – Erotismo e vanguarda na Europa: O grupo alemão A Ponte, Henri Matisse, Marcel Duchamp. O sequestro do erotismo pelo nazifascismo.

Aula 4 – 31.05 – Erotismo na arte brasileira: Lasar Segall, Maria Martins, Alair Gomes, Márcia X.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Ruy Luduvice é pesquisador, crítico de arte, professor e curador. Foi pesquisador (2013 – 2015) e coordenador de acervo e pesquisa (2016 – 2021) da Associação Cultural Videobrasil, instituição que abriga o maior acervo de videoarte da América Latina, participando da criação das 18ª, 19ª, 20ª e 21ª Bienais Internacionais Sesc_Videobrasil. Foi curador da exposição Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes, na Casa de Cultura do Parque, (São Paulo, 2021).  É doutorando em Filosofia pela USP. Foi arte-educador no MAM/SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outras instituições, trabalhando sobretudo com alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. Graduou-se em Filosofia pela USP, com período de intercâmbio na Université Paris Nanterre, França. É mestre em Filosofia pela USP, defendendo a dissertação, Espelhos e Abismos: Autoria, Erotismo e Primitivismo em Louise Bourgeois. Suas últimas publicações incluem os ensaios: Cinco Anos de Perfídia (sobre o duo Pérfida Iguana, dentro do projeto Reconhecer e Perseguir, 2020) e Louise Bourgeois por Robert Mapplethorpe: Autoria e Fantasia  (Almanaque Rapsódia n. 12. 2019).

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto, maiores de 18 anos. Não é necessário conhecimento prévio.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 10, 17, 24 e 31 de maio – terças-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 225,00

Vagas limitadas

Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175.