CURSO | Diálogos entre Moda e Gênero

SOBRE O CURSO

Este ciclo de palestras irá abordar questões relativas à Moda e Gênero sob uma perspectiva históricas até a atualidade. Como a ideia corrente de que existem roupas masculinas e femininas é uma construção cultural elaborada e transformada diversas vezes ao longo da história da moda.

Na aula 1 será abordado o Dandismo, do Dândi, homem de bom gosto e senso estético, cavalheiro, mas que não pertence a nobreza. No encontro 2, sobre o escritor Oscar Wilde, no século XX, as “modas” proposta por ele foram adotadas como signo de comunicação não verbal entre a comunidade gay e seguem sendo utilizadas pela comunidade queer. Aula 3 articula conceitos do pensamento e reflexão sobre a forma como os vestires lésbicos corporificam – tornam material e parte de seus próprios corpos – ideias políticas e identidades sexuais e de gênero. O objetivo do encontro 4 é refletir os termos queer e camp na moda. Colocados como sinônimos, mostram-se próximos em relação às aparências. E para finalizar uma análise do conceito de moda agênero a partir dos discursos utilizados na comunicação de marcas que atuam a partir desta proposta de vestuário.

 

PROGRAMA

03.05 – Aula 1: O dandismo e a moda masculina: raízes, história e ecos – Prof. Dra Maria Augusta Mitre

O tema do dandismo traz consigo implicações instigantes para pensar a moda do passado e do presente. Uma, das principais, diz respeito à forma singular e insurgente com que o dândi se coloca num mundo cheio de regras. Além disso, a complexidade do tema nos permite passar por suas várias camadas, desde a sua origem, que se deu intimamente ligada à questão da roupa, até os seus saltos para a literatura e a filosofia, onde ganhou outros terrenos.

10.05 – Aula 2: Oscar Wilde, o esteticismo, as roupas e sua influência na cultura homesexual e queer – Prof. Dra. Maria Claudia Bonadio

Oscar Wilde era um adepto do esteticismo, entendia a vida como uma forma de arte e suas roupas, aparências e estilo de vida eram parte desse projeto. No século XX, as “modas” proposta por Wilde foram adotadas como signo de comunicação não verbal entre a comunidade gay e contemporaneamente seguem sendo utilizadas pela comunidade queer.

17.05 – Aula 3: Histórias de Vestires Lésbicos – Doutoranda Natalia Rosa Epaminondas

A palestra articula conceitos do pensamento lésbico com a prática do vestir de mulheres que se relacionam com mulheres, a partir de alguns exemplos históricos e contemporâneos. Traz para reflexão a forma como os vestires lésbicos corporificam – tornam material e parte de seus próprios corpos – ideias políticas e identidades sexuais e de gênero.

24.05 – Aula 4: O camp, o queer e a moda: articulando conceitos – Doutorando Paulo de Oliveira Rodrigues Junior

O objetivo do encontro é refletir os termos queer e camp na moda. Colocados como sinônimos, mostram-se próximos em relação às aparências; todavia, é preciso problematizar momentos em que o queer não necessariamente dialoga com o camp, e nem o camp aparece como uma sensibilidade queer. Tomando o catálogo da exposição Camp: Notes on fashion (2019), no Met Museum, pensaremos o camp e queer a partir da curadoria do museu.

31.05 – Aula 5: Afinal de contas, o que é moda agênero: conceitos e práticas – Doutorando Carina Borges Rufino

O encontro objetiva uma análise do conceito de moda agênero a partir dos discursos utilizados na comunicação de marcas que atuam a partir desta proposta de vestuário. Nessa perspectiva, propõe-se discutir as ambivalências envolvidas nesta abordagem, por meio dos diálogos estabelecidos com os aspectos do consumo relacionados a causas e ativismo, pequeno empreendedorismo, representações de masculinidade e linguagem publicitária.

O encontro objetiva uma análise do conceito de moda agênero a partir dos discursos utilizados na comunicação de marcas que atuam a partir desta proposta de vestuário. Nessa perspectiva, propõe-se discutir as ambivalências envolvidas nesta abordagem, por meio dos diálogos estabelecidos com os aspectos do consumo relacionados a causas e ativismo, pequeno empreendedorismo, representações de masculinidade e linguagem publicitária.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Maria Augusta Mitre é graduada em direito, pela PUC de São Paulo (2003), e em design de joias e acessórios, pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (2007). Em 2016, já nos caminhos da pesquisa de teoria de moda, concluiu o mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a dissertação intitulada A Aceleração dos Ciclos da Moda. Em 2021, concluiu o doutoramento, também em comunicação e semiótica, pela PUC-SP, com a tese Dandismo: o gesto ressurgente, ambas sob orientação da Profa. Leda Tenório da Motta.

Maria Claudia Bonadio é Professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens e no bacharelado em Moda. Doutora em História pela Unicamp. Realizou estágio pós-doutoral no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Autora dos livros “Moda e Sociabilidade” (Senac-SP, 2007) e “Moda e publicidade” (Nversos, 2014). Uma das organizadoras do livro “História e Cultura de Moda” (Estação das Letras e Cores) e “Histórias do vestir masculino” (Eduem, 2017). Curadora do perfil do Instagram @historiadamoda.ufjf

Natalia Rosa Epaminondas Pesquisadora em moda e gênero, é doutoranda bolsista em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF. Mestra em Design pela UAM, pós-graduada em Moda e Criação pela FASM e bacharela em Design de Moda pelo SENAC. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF – Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ao Grupo de Pesquisa História e Cultura de Moda (UFJF). Coordena o Grupo de Estudos Às Avessas: Moda, Gênero, Sexualidades e Decolonialidades. Participa da Rede de Estudos Decoloniais em Moda.

Paulo de Oliveira Rodrigues Junior Doutorando bolsista FAPEMIG e Mestre pelo PPGACL/UFJF. É graduado em Moda e no Interdisciplinar em Artes e Design pela mesma instituição. É vinculado ao grupo de pesquisa em “História e Cultura de Moda” (IAD/UFJF) e ao Grupo de Pesquisa em Família, Emoções, Gênero e Sexualidade (PPGCSO/UFJF). Ministrou o curso “Moda e gênero” na 73ª Reunião Anual da SBPC e coorganizou o evento “(Re)pensar o género – diálogos femininos sobre política, corpo e violência” na FCSH/UBI (Portugal). Na sua dissertação, investigou a história e as aparências dentro do concurso Miss Brasil Gay que ocorre há mais de 40 anos na cidade de Juiz de Fora. Atualmente, sua pesquisa busca entender por meio de entrevistas com as participantes os diálogos entre moda, transformismo e aparências dentro do evento.

Carina Borges Rufino Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP com defesa da tese: “Tem pra menino? Disputas discursivas envolvidas no âmbito comunicacional do consumo de moda agênero”. Autora de artigos sobre a relação entre moda agênero, comunicação e consumo na revista dobram[s] e na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design e coautora de capítulo no livro “O Consumo vai ao Cinema: Narrativas de Filmes e o Mundo dos Bens” (Editora Mauad X, 2018) sobre a relação entre moda e consumo no filme O diabo veste Prada. Atualmente integra a equipe editorial da revista dObra[s].

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Pessoas interessadas em conhecer história da moda, cultura, e discussões de gênero. Não é necessário conhecimento prévio.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 03, 10, 17, 24 e 31 de maio- terças-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento todas as aulas: R$ 297,00

Aulas separadas: R$77 – cada

Vagas limitadas

Emitimos certificados

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