CURSO | CORPORALIDADES VESTÍVEIS

SOBRE O GRUPO DE ESTUDOS

Para pensar eixos de estados corpóreos e possibilidades com dispositivos vestíveis, o curso se debruçará em questões relacionadas a corpo, percepção e performatividade. Os encontros irão se valer de algumas vozes como Jean-Luc Nancy, Emanuele Coccia e Merleau-Ponty, sendo discutidos textos articulados com produções de artistas mulheres. Como fecho, para o último encontro será proposto uma ação para os participantes, possibilitando dialogar sobre possibilidades evocadas durante o curso.

 

PROGRAMA

05.04 – Aula 1 – Conversa inicial e perspectivas introdutórias;
Estabelecer relações para apresentar questões acerca do corpo como princípio.

12.04 – Aula 2 – Incorporar;
Referenciar Emanuele Coccia e aproximar produções das artistas que utilizam vestes.

19.04 – Aula 3 – Ação – movimento;
Colocar sob a ótica o corpo em ação, a consciência corpórea e a performatividade para a câmera.

26.04- Aula 4 – Considerações finais e apresentação das propostas de açãoPara pensar eixos de estados corpóreos e possibilidades com dispositivos vestíveis, o curso se debruçará em questões relacionadas a corpo, percepção e performatividade. Os encontros irão se valer de algumas vozes como Jean-Luc Nancy, Emanuele Coccia e Merleau-Ponty, sendo discutidos textos articulados com produções de artistas mulheres. Como fecho, para o último encontro será proposto uma ação para os participantes, possibilitando dialogar sobre possibilidades evocadas durante o curso.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Larissa Camnev é artista visual e pesquisadora. Mestra em Linguagens, Mídia e Arte pela PUC-Campinas com auxílio CAPES/PROSUC. Possui Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela PUC-Campinas. Concentra sua produção em linguagens híbridas, nos desdobramentos da fotografia, do vídeo e da performance. Investiga as relações corpo-espaço, mediadas por dispositivos e aparatos, sejam eles vestíveis ou instrumentos de aferição de medida. Em 2021, realizou sua primeira exposição individual Esboços de Um Corpo Intransigente na Adelina Instituto em São Paulo, Brasil sob curadoria de Mario Gioia. Dentre as principais exposições coletivas, 16º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos (Guarulhos – SP), Empena na Quarentena edição #2 – Lona Galeria (São Paulo – SP), Meios e processos, FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu – SP). Contemplada pelo edital do Itaú Cultural – Arte como Respiro: múltiplos editais de emergência – Artes Visuais. Seu trabalho é representado pela Bianca Boeckel Galeria (São Paulo).

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: 05, 12, 19 e 26 de abril – terças-feiras
Horário: das 19h às 21h.
Duração: 8 horas/aula
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.
O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$225,00

Vagas limitadas

Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175.