CURSO | COMO ESTRUTURAR UM PROJETO DE EXPOSIÇÃO

SOBRE O CURSO

Um projeto bem estruturado é instrumento fundamental para inscrição em editais, desenvolver colaborações e obter recursos.

O curso se propõe percorrer os passos fundamentais e os critérios metodológicos para a estruturar um projeto de exposição partindo da organização de seus conceitos de modo conciso, passando pelas etapas fundamentais como objetivos, justificativa, cronograma e estrutura orçamentária.

Os participantes terão noções do percurso de construído de uma proposta base de exposição de arte, visando um aprimoramento do processo executivo prático e sustentável de um pensamento conceitual claro e adequado ao objetivo. A abordagem se dará de forma teórica, a partir de bibliografias de referências, e prática, através da realização de exercícios ao longo de 4 encontros.

 

PROGRAMA

Aula 1 – 04.04 – Da ideia ao papel: organizando conceitos

Aula 2 – 05.04 – Escrita de projetos: dos objetivos ao programa

Aula 3 – 11.04 – Pensar a acessibilidade da exposição

Aula 4 – 12.04 – Elementos conclusivos para a apresentação da proposta

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?
Interessados, estudantes e profissionais das artes visuais, artista, professores. Não há necessidade conhecimento prévio.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Débora Ramos Cavaleri Especializou-se em gestão cultural pela Università Cattolica del Sacro Cuore em Milão, Itália (UNICATT), e bacharel em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), de São Paulo. Desde 2010 atua com elaboração de projetos executivos de ações em Artes Visuais nos diversos segmentos, em especial editoriais e de exposições, com foco em editais, leis de incentivo à cultura e entes privados. Foi coordenadora de portfólio do Grupo Sintonize/IncentiZ.me, assessora técnica dos projetos especiais da Praça das Artes, da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e da Biblioteca Mário de Andrade, e produtora editorial de projetos de livros de arte da Editora Cosac & Naify. Concebeu e ministrou 3 edições do curso Como Estruturar um Projeto Cultural. Atualmente trabalha com viabilização de Artes Visuais pela Pinã Cultura, onde é sócia-diretora, no planejamento e gestão executiva de exposições de arte.

Karen Montija é Mestre em Acessibilidade Estética pela ECA (USP), Artista Visual pelo IA (UNESP) e Fotógrafa pelo Senac. Também é diretora da empresa AKA Projetos Culturais que presta serviços de arte, educação e acessibilidade cultural, investindo em pesquisa e em criações de propostas que respeitem todo e qualquer indivíduo, de forma a contribuir com sua experiência estética com a arte e a cultura. É educadora e produtora cultural há 15 anos e desde 2012 pesquisa e cria objetos mediadores, ambientes interativos e ações interdisciplinares que medeiam Artes Visuais e Patrimônio Cultural com Acessibilidade Estética para os mais diversos perfis de público – incluindo espaços sensoriais que atendem cegos e autistas, espetáculos teatrais e música para surdos (com composições e atuação totalmente em Libras) e programa para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

INFORMAÇÕES:

Data: 04, 05, 11 e 12 de abril – terças e quartas das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Duração: 4 encontros – 8 horas/aulas

Investimento: R$247

As aulas serão gravadas e disponibilizadas para quem não estiver presente.

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

Inscrições pelo site

 

Inscreva-se

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175