CURSO | Bienal de Veneza 2022

Sobre o CURSO

A 59a Bienal de Veneza é a bienal das mulheres e da auto-representatividade. O maior evento de arte do mundo segue até novembro e rende muitas discussões sobre o momento atual. A jornalista Julia Flamingo, fundadora do BIGORNA, fez uma imersão nas suas várias exposições, além de cobertura em vídeo, matérias e entrevistas, e visita guiada em Veneza, e agora discute sobre as temáticas da curadoria, os melhores artistas, trabalhos e pavilhões nacionais. 

O curso é feito em parceria com o BIGORNA, plataforma didática de arte contemporânea criada para desmistificar esse cenário por meio de uma linguagem simples e deliciosa. Foi fundado em 2018 pela jornalista de arte Julia Flamingo, e é comandado também por Sofia Saleme, diretora do Bigorna e artista. Somos irmãs! E nossa missão é produzir textos e vídeos exclusivos, aprofundados, com muita referência e qualidade, para responder todas as perguntas sobre arte contemporânea que temos vergonha de perguntar.

 

PROGRAMA
12.07 – Aula 1 – Os destaques da exposição principal da 59a Bienal de Veneza, “The Milk of Dreams” [O leite dos sonhos], curada pela italiana Cecilia Alemani. Algumas palavras-chave desta aula são: ancestralidade, ligação com a natureza, povos originários, narrativas femininas, revisão histórica e trabalhos manuais.  

19.07 – Aula 2 – Os melhores pavilhões nacionais da 59a Bienal de Veneza: Brasil, Portugal, Polônia, EUA, Itália, Bélgica, França, Letônia. Vamos falar sobre os artistas, obras e curadorias das exposições, além de discutir: o que significa a tal da representação nacional?

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Julia Flamingo (São Paulo, 1991) é jornalista de arte e fundadora do BIGORNA. É formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em história pela PUC-SP. Vive em Lisboa, é mestranda em Culture Studies na Universidade Católica de Lisboa e colabora com matérias sobre arte para veículos do Brasil e Portugal, além de trabalhar como produtora de conteúdo para a rede social de curadores de arte Artpool. Trabalhou como repórter e crítica de arte da revista Veja São Paulo entre os anos de 2015 e 2017, foi assessora de comunicação do ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea, de diversas galerias paulistanas e de eventos como SP-Arte e Bienal de São Paulo.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

INFORMAÇÕES:

Data:  De 12 e 19 de julho – terças-feiras – das 18h às 20h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 160,00

As aulas serão gravadas e enviadas para quem não puder acompanhar ao vivo

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.