CURSO | Bienais: contextos, diálogos e suas derivações

SOBRE O CURSO

Apesar das ondas de críticas contra o formato, as exposições sazonais parecem terem se tornado o modelo por excelência de “superexposição” na era globalizada. O número de eventos do gênero hoje já ultrapassa a centena. Mas com a mesma rapidez que surgem, muitas desaparecem sem deixar vestígios e nem chegam a uma segunda edição

Qual seria o papel das bienais, trienais, quadrienais, e até mesmo quinquenais na arte contemporânea? Mostrar a produção artística atual? Fazer um lugar visível no mundo globalizado?

Promover artistas, curadores, filantropos e políticas culturais?

Teria o espírito que animava as primeiras bienais se mantido ou se transformado no processo histórico de institucionalização e repetição do modelo?

Em quatro encontros iremos percorrer historicamente algumas edições de exposições sazonais da bienal de Veneza, São Paulo, Havana, Berlim, Documenta e Manifesta.

 

PROGRAMA

13.06 – Aula 1 – Introdução aos estudos de exposições

20.06 – Aula 2 – O modelo

27.06 – Aula 3 – A reescritura

04.07 – Aula 4 – A Bienalização 

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Marcelo Rafael Carvalho é Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica do Design. Foi educador em inúmeras exposições em diferentes instituições culturais como: Mostra do Redescobrimento, MAB (Museu de Arte Brasileira) e MASP (Museu de Arte de São Paulo). Como supervisor do serviço educativo do MAB, assistente de coordenação do educativo do Instituto Cultural Itaú e coordenador da ação educativa da 26ºBienal de São Paulo, produziu materiais educativos, realizou formação e gestão de equipes. Foi docente nas disciplinas de Cultura Popular Brasileira no curso de Turismo no SENAC e Comunicação em Áudio Visual no Instituto Criar de Tv e Cinema. Instituto no qual também coordenou o Núcleo de Cultura e Expressão. Ministra cursos livres em história da arte, história das exposições e outros temas correlatos. Como curador concebeu a exposição 200 anos da Abertura dos Portos.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 13, 20, 27 de junho e 04 de julho – segundas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 8 horas/aulas

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 237,00

Vagas limitadas

Emitimos certificados com 12 horas de aula

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para oi@adelina.org.br ou ligue para (11) 94812 3175.