CURSO| Arte e Mercado

SOBRE O CURSO

O sistema da arte é composto por quatro instâncias, cujas dinâmicas são distintas, mas inter-relacionadas: a da produção, da reflexão crítica (histórica, crítica e curadoria), a institucional e o mercado.

Abordaremos o funcionamento do mercado e suas plataformas (galerias do mercado primário e secundário, casas de leilão, feiras, plataformas digitais, etc.), no Brasil e no exterior, assim como a atuação e os interesses mobilizados por agentes que atuam tradicionalmente no setor e novos agentes que têm surgido. Traremos também das mudanças observadas recentemente, impulsionadas pela pandemia da Covid-19, e as tendências do setor no contexto pós-pandemia.

 

Aula 1 – 25.04 – Decifrando o mercado de arte 

Aula 2 – 26.04 – Arte global, discurso decolonial e o mercado de arte

Aula 3 – 27.04 – Transformações e tendências do sistema da arte e do mercado no contexto pós-pandêmico

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Ana Letícia Fialho é Gestora Cultural, Professora e Pesquisadora. Doutora em Ciências da Arte e da Linguagem pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris, Mestre em Gestão Cultural e Desenvolvimento de Projetos pela Universidade de Lyon II e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na esfera acadêmica tem se dedicado a estudar as políticas culturais e as dinâmicas do sistema das artes visuais, com particular ênfase no mercado de arte. Foi Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp (2019-2020); Diretora do Departamento de Estratégia Produtiva da Secretaria da Economia da Cultura do Ministério da Cultura (2016-2018); e Curadora Executiva do Fórum Permanente (2007-2013). Desde 2012, presta consultoria em inteligência comercial para a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact) no Projeto Latitude, voltado à internacionalização do mercado de arte contemporânea.

INFORMAÇÕES:

Data:  Dia 25, 26 e 27 de abril – terça, quarta e quinta-feira – das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 227

As aulas serão gravadas e enviadas para quem não puder acompanhar ao vivo

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175