CURSO | ADRIANA VAREJÃO: CARNES, AZULEJOS E RUÍNAS

SOBRE O CURSO

O curso objetiva uma análise panorâmica da obra da artista brasileira Adriana Varejão, sobretudo acerca de temas próximos ao pensamento e à operação do Barroco. Objetiva conectar de que forma a artista propõe reflexões críticas sobre a construção social do Brasil a partir desse movimento artístico, e de que forma esses hibridismos culturais foram e podem ser abordados em países colonizados.

A partir de uma perspectiva decolonialista, abarcando as singularidades dos povos não-europeus que estruturam a sociedade brasileira, amplamente múltipla e complexa, o curso analisa três temas na produção da artista: as carnes, os azulejos e as ruínas. Essa análise não empreende a separação dos temas, mas como eles se integram e se confundem na obra de Varejão – ambiguidade digna do Barroco.

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Mateus Nunes é doutorando em história da arte pela Universidade de Lisboa. Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Pará, em Belém. Desenvolveu período de doutorado sanduíche na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), onde é pesquisador visitante e professor convidado. É pesquisador integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ARTIS/IHA-FL-UL), com pesquisa sobre hibridismos e intercâmbios culturais da produção artística e arquitetônica da Companhia de Jesus na Amazônia colonial. Concentra-se também em estudos transdisciplinares sobre teoria da arte e arte contemporânea paraense. É professor do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

 

PROGRAMA

Aula 1 (14/03): Transdobra: um barroco contemporâneo

Aula 2 (21/03): Carnes: as vísceras, o interior e o avesso

Aula 3 (28/03): Azulejos: sintomas, tradições e ilusão

Aula 4 (04/04): Ruínas: (des)construir a história brasileira

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

  • Pessoas interessadas, estudantes, professores. Não é necessário conhecimento prévio.

 

INFORMAÇÕES:

Data:  14, 21, 28 de março e 04 de abril – segundas – das 19h às 21h.

Duração: 8 horas/aulas

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 225,00

As aulas serão gravadas e disponibilizadas para quem não estiver presente.

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.