CURSO | A imagem e o real: Didi-Huberman e Lacan como exercício crítico

Partindo da hipótese que está num ensaio do próprio Didi-Huberman iremos pensar sobre quando as imagens tocam o real a partir da fricção entre conceitos lacanianos e outros autores que ajudaram a formar o pensamento crítico de Didi- Huberman. 

Em seu ensaio ele parte da premissa de que a imagem arde em seu contato com o real e levanta questões muito importantes para se pensar uma dimensão crítica e histórica que acontece a partir de uma abertura própria: na encruzilhada de muitos caminhos. Junto de Freud e Lacan, iremos também atravessar um caminho que inclui Aby Warburg e Walter Benjamin, autores que também nos ajudam a pensar os rastros e traços heterogêneos da visualidade, da memória e da presença. 

PROGRAMA 

AULA 1 – 12.09 – Articulações do pensamento de Didi- Huberman a partir da psicanálise
AULA 2 – 13.09 – Didi-Huberman: conceitos e conversas com a psicanálise e outros autores

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Bianca Coutinho Dias é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez história da arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense, coordena o Cine Cult Usp-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Interessados em arte e psicanálise. Não é necessário conhecimento prévio.

INFORMAÇÕES:

Datas: 12 e 13 de setembro – terça e quarta, das 19h às 21h
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
A aula será gravada e enviada para quem não puder acompanhar ao vivo.
Investimento: R$ 267 

Vagas limitadas 

Oferecemos certificados

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