CURSO | A História da Criação de Moda no século XX: Chanel, Schiaparelli, YSL e Comme des Garçons

SOBRE O CURSO

Esse curso visa investigar e conceituar a noção de criação e autoralidade na Moda partindo dos trabalhos de Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent e da estilista japonesa Rei Kawakubo para a Comme des Garçons. 

O objetivo é traçar um panorama histórico das principais criações, difusões e a recepção dos trabalhos desses quatro criadores através de análises sociológicas, filosóficos, literárias e artísticas.

As modas propostas por esses criadores sintetizavam, por meio da vestimenta, esse espírito de época na arte modernista, e sua preocupação em superar as noções do fazer-artístico do passado.

 

 PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, Artes, Ciências Humanas e pessoas interessadas.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin. É professor convidado e coordenador pedagógico em instituições como IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e Centro Universitário Belas Artes. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

 

PROGRAMA

06/03 – Aula 1 – Coco Chanel: a invenção do modernismo na Moda 

13/03 – Aula 2 – Elsa Schiaparelli: a crítica à modernidade na Moda surrealista 

20/03 – Aula 3 – Yves Saint Laurent: Moda, revolução e melancolia 

27/03- Aula 4 – Comme des Garçons: o modernismo tardio e a reinvenção das Formas do corpo 

 

INFORMAÇÕES:

Datas 06, 13, 20 e 27 de março – das 19h às 21h

Investimento: R$ 247,00

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175