CURSO | A fúria humana e as artes visuais

Sobre o CURSO

A figuração da fúria humana é tão antiga quanto a própria arte, sendo encontrada já nas pinturas pré-históricas. Esta inquietante necessidade de fabular em imagens este aspecto marcante da nossa condição, coloca em jogo uma série de problemas nos quais se cruzam Ética, Estética e Política. Investigaremos a questão a partir do exame de artistas exemplares da arte moderna e contemporânea.

 

PROGRAMA

15.08 – Aula 01: Imagens de fúria e dor: reflexões a partir de Sebastião Salgado, Letizia Battaglia, Nan Goldin e Jeff Wall.

22.08 – Aula 02: Arte e fúria revolucionária: David, Goya e a revolução francesa. Courbet e a comuna de Paris. Manet republicano. Rodchenko e a revolução russa.

29.08 – Aula 03: Arte e autoritarismo: Picasso e a guerra civil espanhola. Artur Barrio e a ditadura militar brasileira. Kentridge e o apartheid sul-africano. Nuno Ramos e os genocídios brasileiros pós redemocratização.

05.09 – Aula 04: Arte e fúria em tempos de excesso de imagens: Reflexões a partir de On Kawara, Rachel Whiteread, Juraci Dórea e Nelson Félix.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Ruy Luduvice é pesquisador, crítico de arte, professor e curador. Foi pesquisador (2013 – 2015) e coordenador de acervo e pesquisa (2016 – 2021) da Associação Cultural Videobrasil, instituição que abriga o maior acervo de videoarte da América Latina, participando da criação das 18ª, 19ª, 20ª e 21ª Bienais Internacionais Sesc_Videobrasil. Foi curador da exposição Ensaio para uma cidadania mundana: vídeos de Renan Marcondes, na Casa de Cultura do Parque, (São Paulo, 2021).  É doutorando em Filosofia pela USP. Foi arte-educador no MAM/SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outras instituições, trabalhando sobretudo com alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. Graduou-se em Filosofia pela USP, com período de intercâmbio na Université Paris Nanterre, França. É mestre em Filosofia pela USP, defendendo a dissertação, Espelhos e Abismos: Autoria, Erotismo e Primitivismo em Louise Bourgeois. Suas últimas publicações incluem os ensaios: Cinco Anos de Perfídia (sobre o duo Pérfida Iguana, dentro do projeto Reconhecer e Perseguir, 2020) e Louise Bourgeois por Robert Mapplethorpe: Autoria e Fantasia  (Almanaque Rapsódia n. 12. 2019).

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto, maiores de 18 anos. Não é necessário conhecimento prévio.

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 15, 22, 29 de agosto e 05 de setembro – segundas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 237,00

Vagas limitadas

Emitimos certificados

 

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.