CURSO | CRÍTICA DE ARTE: RAZÕES E RESISTÊNCIAS

SOBRE O CURSO

Pensar a “crítica de arte” é pensar sua justificativa como um campo de produção de saber capaz de contribuir para a reflexão em torno de um conceito não menos sujeito à polêmica atualmente, a saber, aquilo que se evoca pelo vocábulo “arte”.  O que implica “pensar arte” na contemporaneidade?

O desprestígio a que a crítica de arte foi sentenciada, sua inexistência ou desidratação enquanto formulação analítica encontram-se na origem deste curso. Não se advoga aqui uma defesa inconsequente ou incondicional da crítica, mas antes se deseja promover um percurso histórico-analítico do surgimento e funções da crítica de arte ao longo da História da Arte Ocidental e de seus desdobramentos no Brasil. É forçosa a constatação de que a dimensão crítica atravessa não apenas o campo da crítica de arte, mas antes o próprio fazer artístico. Em tempos em que tudo o que a arte ocidental foi um dia parece dissolver-se, este curso é um gesto no sentido de demonstrar que, ainda que sob outras formas, a crítica sobre arte persevera, pois, a dimensão crítica da arte atual reclama que nos posicionemos diante dela e, se desejamos fazer isso seriamente, cabe que investiguemos que espécie de crítica os tempos de agora impõem à interpretação e à análise.

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Marco Antônio Vieira é Doutor em Arte, na linha de Teoria e História da Arte. Sua tese “História(s) da Arte e o Sintoma Alegórico: Por uma Releitura de Winckelmann” concorreu ao Prêmio Capes de Tese, 2019. Mestre em Teoria Literária, com a dissertação “De um Lacan em Lituraterra: Pintescritura em W(o)olf e Green(a)way”, em que se investiga a picturalidade na literatura de Virginia Woolf e no cinema de Peter Greenaway. Professor em nível de graduação e pós-graduação nas cidades de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo e no Sul e Nordeste brasileiros. Curador independente desde 2007, com curadorias de exposições com obras de artistas como Rubem Valetim, Vik Muniz e Athos Bulcão, entre outros. É autor de textos críticos e curatoriais para catálogos de arte e e de artigos acadêmicos, publicados no Brasil e no exterior, em torno das relações interdisciplinares e interartísticas que tornam, em sua abordagem, a História da Arte um terreno de férteis indeterminações e incessante reavaliação crítica.

Link Lattes: clique aqui

 

PROGRAMA

Aula 1 – 02.09 – Uma breve história da Crítica de Arte no Ocidente e no Brasil

Aula 2 – 09.09 – Uma breve história da Crítica de Arte no Ocidente e no Brasil

Aula 3 – 16.09 – A escrita crítica: fundamentos

Aula 4 – 23.09 – Razões e Resistências da Crítica de Arte

Aula 5 – 07.10 – Exercícios de escrita crítica

Aula 6 – 14.10 – Exercícios de escrita crítica

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 02, 09, 16, 23 de setembro e 07 e 14 de outubro – quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 300

Vagas limitadas – Emitimos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.