CURSO ONLINE | Corpo, Imagem e Arte Contemporânea

SOBRE O CURSO

Corpo, Imagem e Arte Contemporânea” tem por objetivo nos desafiar a pensar esse verdadeiro triângulo amoroso contemporâneo. Segundo diversos autores – filósofos, historiadores e críticos de arte, nossa época possui uma relação com as imagens inaudita nos últimos séculos, pois estas servem como mediadoras, ou mesmo como condutoras, de praticamente todos os nossos vínculos sociais – dos mais íntimos aos profissionais. Um dos mais dramáticos efeitos se dá em nossa relação com o corpo, seja o nosso, seja o dos outros. Em quatro encontros, estudaremos artistas que nos desafiam a pensar esse verdadeiro triângulo amoroso contemporâneo – corpo, subjetividade, alteridade – de outros modos e em outros termos.

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Ruy Luduvice, é pesquisador, crítico de arte e professor. Foi pesquisador (2013 – 2015) e coordenador de acervo e pesquisa (2016 – 2021) da Associação Cultural Videobrasil, instituição que abriga o maior acervo de videoarte da América Latina, participando da criação das 18ª, 19ª, 20ª e 21ª Bienais Internacionais Sesc_Videobrasil. É doutorando em Filosofia pela USP. Foi arte-educador no MAM/SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outras instituições, trabalhando sobretudo com alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. Ministra cursos-livres e formações nas áreas de Filosofia e História da Arte. Graduou-se em Filosofia pela USP, com período de intercâmbio na Université Paris Nanterre, França. É mestre em Filosofia pela USP, defendendo a dissertação, Espelhos e Abismos: Autoria, Erotismo e Primitivismo em Louise Bourgeois. É membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do departamento de Filosofia da USP. Suas últimas publicações incluem os ensaios: Cinco Anos de Perfídia (sobre o duo Pérfida Iguana, dentro do projeto Reconhecer e Perseguir, 2020) e Louise Bourgeois por Robert Mapplethorpe: Autoria e Fantasia  (Almanaque Rapsódia n. 12. 2019).

 

PROGRAMA

Aula 01 – 09.07

Introdução: Imagem, corpo e vanguarda artística no início do século XX: Picasso e Matisse; Dora Maar e Claude Cahun.

Aula 02 – 16.07

Imagem e Identidade: Anselm Kiefer, Doris Salcedo, Ana Pi.

Aula 03 – 23.07

Imagem e Erotismo: Matthew Barney, Eva Hesse, Márcia X, Jonathas de Andrade.

Aula 04 – 30.07

Imagem e Alteridade: Francis Alÿs, Vivian Maier, Harun Farocki.

PARA QUEM É ESSE ENCONTRO?

Interessados em conversar sobre arte contemporânea. Não é necessário conhecimento prévio.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

INFORMAÇÕES:

Datas: 09, 16, 23 e 30 de julho – sextas-feiras

Horário: das 18h às 20h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Investimento: R$ 200

Vagas Limitadas – Emitimos certificados

Professores da rede pública possuem condições especiais.

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.