CURSO ONLINE | Conservação Preventiva de Coleções

SOBRE O CURSO

Em 5 aulas, o curso pretende entender as demandas de coleções de obras de artes. Como visualizar a coleção dentro do ambiente e seu entorno para avaliar possíveis danos, mapeá-los e diagnosticá-los? Quais ações de conservação preventiva devem ser adotadas para que as peças não precisem de restauração? Como devem ser aplicadas e por quê?


PROGRAMA:

Aula 1: Introdução ao colecionismo e conservação preventiva
Aula 2: Conceitos básicos
Aula 3: Controle ambiental
Aula 4: Controle de vistorias e higienização de peças
Aula 5: Especificações de conservação para montagens e acondicionamentos

 

PARA QUEM É O CURSO?

Colecionadores, artistas, estudantes de artes, conservação e restauro. Não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?

Tatiana Russo é bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, técnica em Conservação e Restauro de bens culturais móveis e integrados pela Fundação de Arte de Ouro Preto e mestre em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como Conservadora-Restauradora da Pinacoteca de São Paulo desde 2008 e leciona no curso livre de Restauração de pinturas de cavalete no Museu de Arte Sacra de São Paulo e na pós-graduação em Restauração de Arte Sacra na Universidade Sant’Ana. Já lecionou nos cursos técnicos de Restauração de Pintura de Cavalete, na Escola Técnica Templo da Arte, e no curso técnico de Museologia, Etec Parque da Juventude. Atuou como conservadora no Instituto Lina Bo e P.M. Bardi e estagiou no Centro Cultural São Paulo e no Museu Lasar Segall. Suas pesquisas envolvem o conhecimento de materiais e a relação com tratamentos de superfície, incluindo novas técnicas e processos que podem ser aplicados em obras de arte, em especial esculturas metálicas contemporâneas.

 

INFORMAÇÕES:

Data: 08 a 22 de julho 

Horário: quartas e sextas – das 19h às 21h

Local e endereço: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.
O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Oferecemos certificados

Investimento: R$ 200,00

Vagas: Limitadas

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.