CURSO ONLINE | COMO A ARTE CONTEMPORÂNEA PENSA AS IMAGENS

 

SOBRE O CURSO

“Como a arte contemporânea pensa as imagens ” busca abordar o que a arte contemporânea tem a dizer, através de estudos e discussões em torno de alguns artistas que nos fazem pensar criticamente sobre a maneira como nos relacionamos com  as imagens. Isso porque as imagens cumprem um papel central nos períodos históricos, mediam o conjunto de nossas relações privadas, sociais e profissionais, pois são geradas e circuladas em uma grande velocidade imediata. As aulas serão conduzidas pelo professor, pesquisador e crítico de arte, Ruy Luduvice.

 

 PROGRAMA:

27.04 – Aula 01

Imagem e cultura pop: Andy Warhol, Cindy Sherman, Jeff Wall, Jac Leirner.

29.04 – Aula 02

Imagem e registro: Sebastião Sebastião, Claudia Andujar, Jeff Wall, Nan Goldin.

04.05 – Aula 03

Imagem e intimidade: Leonilson, Louise Bourgeois, Sophie Calle, Sidney Amaral.

06.05 – Aula 04
A imagem espessa: Mira Schendel, Bill Viola, Rosana Paulino, Mamma Andersson.

 

PARA QUEM É O CURSO?

Interessados em conversar sobre arte contemporânea. Não é necessário conhecimento prévio.

Materiais: lápis, canetas e papéis

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR?

Ruy Luduvice (São Paulo, SP, 1985) é pesquisador, crítico de arte e professor. Foi pesquisador (2013 – 2015) e coordenador de acervo e pesquisa (2016 – 2021) da Associação Cultural Videobrasil, instituição que abriga o maior acervo de videoarte da América Latina, participando da criação das 18ª, 19ª, 20ª e 21ª Bienais Internacionais Sesc_Videobrasil. É doutorando em Filosofia pela USP. Foi arte-educador no MAM/SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte Sacra de São Paulo, entre outras instituições, trabalhando sobretudo com alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. Ministra cursos-livres e formações nas áreas de Filosofia e História da Arte. Graduou-se em Filosofia pela USP, com período de intercâmbio na Université Paris Nanterre, França. É mestre em Filosofia pela USP, defendendo a dissertação, Espelhos e Abismos: Autoria, Erotismo e Primitivismo em Louise Bourgeois. É membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do departamento de Filosofia da USP. Suas últimas publicações incluem os ensaios: Cinco Anos de Perfídia (sobre o duo Pérfida Iguana, dentro do projeto Reconhecer e Perseguir, 2020) e Louise Bourgeois por Robert Mapplethorpe: Autoria e Fantasia  (Almanaque Rapsódia n. 12. 2019).

 

INFORMAÇÕES:

Data: 27, 29 de abril e 04 e 05 de maio – terças e quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Oferecemos certificados

Investimento: R$200 – Professores da rede pública possuem condições especiais.

Vagas: Limitadas

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.