CICLO DE PALESTRAS | O lugar da Arte na internet

Sobre o encontro

Nesse encontro inédito, iremos reunir alguns dos principais profissionais que usam os canais digitais para ampliar e potencializar a produção artística em análises críticas, divulgações e curadoria. Nos 5 dias de encontro iremos debater os desafios, aprendizados e melhores práticas de profissionais que, na internet, encontraram um público ávido por trocas e aprendizados de forma acessível sobre arte. O que podemos aproveitar da experiência de quem atua há muito tempo produzindo conteúdo sobre arte para a internet? Esse ciclo de palestras busca trazer ideias e ferramentas para quem também encontra um lugar na internet para potencializar seu discurso artístico.

 

PROGRAMA:

AULA 1 – 06/07 | Introdução com Ana Carla Soler

No primeiro encontro, a comunicóloga e curadora Ana Carla Soler irá trazer os conceitos básicos da comunicação digital e convidará os ouvintes para refletirem sobre o que é, hoje em dia, a produção de conteúdo para a internet Por meio de exemplos práticos e análise de casos, uma das criadoras do perfil Elas Estão Aqui na Arte, irá trazer algumas das melhores práticas de quem está atuando nas redes sociais e quais técnicas que convergem entre os criadores de conteúdo. Também irá de debater como os algoritmos podem ser aliados para quem busca, nas redes sociais, um lugar para ampliar o alcance da sua produção. 

 

AULA 2 – 13/07| Iasmine Souza Minuto de Arte

Iasmine Souza irá conduzir, através de sua experiência pessoal, como foi seu primeiro contato com o mundo da arte e quais as descobertas após criar seu perfil Minuto de Arte no Instagram. Neste encontro, contará sobre a sua curadoria de artistas, seu processo de pesquisa e o cuidado com o discurso usado nas redes. Com uma visão ampla do sistema de arte, abordará novos hábitos culturais do público no ambiente digital e as possibilidades de acesso que as redes sociais proporcionam.

AULA 3 – 20/07| Luiza Adas: Museu do Isolamento

Luiza Adas, criadora do perfil Museu do Isolamento, compartilhará sua trajetória profissional que começa na produção de conteúdo online e chega ao desenvolvimento de projetos que vão para além dos espaços digitais e alcançam seu público, também, de forma presencial. Contará sobre como funcionam os “bastidores”, a organização e os processos do Museu do Isolamento e de seu perfil pessoal. Além de compartilhar como sua formação em comunicação contribuí para o alcance dos conteúdos sobre arte.

 

AULA 4 – 27/07 | Renan Quevedo: Novos para nós

Idealizado por Renan Quevedo, o Novos para nós, começa em uma pesquisa totalmente presencial e encontra nas redes sociais um lugar para ampliar o debate sobre a produção de artistas populares brasileiros. O projeto percorre o Brasil em busca de nomes e histórias da cultura popular e foi documentando esse conhecimento na internet que a pesquisa ganhou alcance mundial. Renan irá compartilhar o que aprendeu e quais os erros que identificou ao longo de sua trajetória na produção de conteúdo para o ambiente digital.

 

AULA 5 – 03/08 | Vivi Villanova: Vivi eu vi

Vivi Villanova é uma das primeiras pessoas a trazer o debate sobre arte para a internet no Brasil Criadora do canal de Youtube Vivieuvi, a pesquisadora compartilha seus conhecimentos sobre arte de forma leve e objetiva. No último encontro do ciclo de palestras, Vivi irá trazer como é acompanhar as atualizações constantes dentro do ambiente digital, como foi a formação de uma rede – público – nas redes sociais e o que aprendeu sobre a produção de conteúdo para a internet que pode contribuir para quem está começando ou atuando com projetos nas redes sociais.

 

PARA QUEM É ESSE CICLO DE PALESTRAS?

Artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

 

INFORMAÇÕES:

Data:  06, 13, 20, 27 de julho e 03 de agosto – quartas-feiras- das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 267

As aulas serão gravadas e enviadas para quem não puder acompanhar ao vivo

Professores da rede pública possuem condições especiais

Oferecemos certificados

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.