AULA + VISITA TÉCNICA | A TEORIA DE MODA EM FLÁVIO DE CARVALHO

SOBRE A AULA

Considerado um dos percursores da Teoria de Moda no Brasil, o multiartista Flávio de Carvalho (1899-1973), tornou-se conhecido nos anos de 1950 pela Experiência nº 03 – New look, no entanto, sua produção artística e intelectual no campo da Moda transcende a experimentação do traje masculino para o homem dos trópicos.

Na aula on-line, vamos estudar a inquietação poética e teórica sobre a Moda no pensamento de Carvalho, para refletirmos sobre outra historiografia do vestir que questiona a tradição ocidental da história da Moda.

E para complementar os conhecimentos teóricos da aula, haverá uma visita técnica à Exposição Flávio de Carvalho Experimental no Sesc Pompéia, mediada pelo Prof. Brunno Almeida.

 

PARA QUEM É ESSA AULA+VISITA?

Estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, Artes, Ciências Humanas e pessoas interessadas.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), SENAC FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Centro Universitário Belas Artes, MAM

(Museu de Arte Moderna) de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais, Sesc, entre outros. No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

 

PROGRAMA

 14.12, quarta-feira, das 19h às 21h

Aula on-line, via zoom

17.12, sábado, das 11h às 13h

Visita técnica, presencial – Sesc Pompéia – Rua Clélia, 93, Água Branca São Paulo

 

INFORMAÇÕES:

Data: 14 e 17 de dezembro

Investimento: R$ 120,00

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175