AULA ABERTA | O que é ser autoral na Moda?

SOBRE A AULA

No contemporâneo, a noção de autoralidade na Moda deve ser a partir da perspectiva da Teoria Crítica.

Desde os anos 2000, com o advento do fast fashion, as concepções de original, cópia e reprodutibilidade técnica no trabalho dos estilistas levantam a problemática das releituras, da repetição e da diferença nos processos criativos e de difusão midiática da Moda.

Neste sentido, essa aula discute, a partir da filosofia, da História da Arte e da Moda, da sociologia e da psicanálise o porquê as criações de Chanel, Schiaparelli, YSL e Rei Kawakubo ao longo do século 20 promoveram rupturas originais no próprio significado do conceito de Moda.

 

PROGRAMA:

– O conceito de criação na Moda: repetição e diferença;

– O costureiro como artista;

– Autoralidade na criação de Moda;

– O original, a cópia e a reprodutibilidade técnica;

– Chanel, Schiaparelli, YSL e Rei Kawakubo: o porquê suas criações são autorais?

– A noção de autoralidade no contemporâneo.

 

PARA QUEM É ESSA AULA?

Estudantes, pesquisadores, profissionais de Moda, Artes, Ciências Humanas e pessoas interessadas.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin. É professor convidado e coordenador pedagógico em instituições como IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e Centro Universitário Belas Artes. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

 

INFORMAÇÕES:

Data 01 de março – das 19h às 20h30

On-line via Zoom

Inscrições gratuitas

Oferecemos certificados

 

Inscreva-se

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175