AULA ABERTA | A Fotografia como arte

Sobre a aula

Nessa aula faremos um panorama da história, filosofia e teoria da fotografia para entender a foto como instrumento científico, social e artístico. Projetada primordialmente para ser um instrumento técnico e documental, iremos percorrer a evolução da fotografia não só como um fenômeno histórico, mas como um fenômeno propriamente artístico, inserindo a imagem fotográfica no contexto tradicional da história da arte. Com isso, salientaremos as pictorialidades em comum entre as artes plásticas e a imagem fotográfica.

 

Quem irá conduzir?

Gustavo Blaauw, nascido em Campinas-SP, reside desde 2016 na cidade de Nova York, onde deu início aos estudos em Artes Dramáticas, com especialização em Direção e Dramaturgia. Paralelamente e no mesmo ano, também ingressou nos cursos de História de Arte e do Teatro, na mesma instituição, Marymount Manhattan. Concluiu sua graduação determinando conexões entre teatro, performance e fotografia.

Fotógrafo, curador e produtor, atua em projetos teatrais e foto-teatrais nas cenas comercial, educacional, e non-profit de Nova York. Hoje é mestrando em Curadoria e Cultura Visual pela mesma instituição, onde desenvolve sua pesquisa em teorias da performance e sua interseção entre cinema, teatro e as artes visuais. Atualmente pesquisa processos fotográficos alternativos pelo International Center of Photography (Nova York). Membro da American Alliance of Museums (AAM) e do grupo de arte contemporânea TREM.

 

Para quem é essa aula?

Artistas, professores, estudantes, pesquisadores, jornalistas, interessados em fotografia. Não será necessário conhecimento prévio.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: 30 de junho – quinta-feira

Horário: das 19h às 21h.

Duração: 2 horas/aula

Local: Online por meio da plataforma ZOOM – Sympla Streaming

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

Investimento: gratuito

Vagas limitadas

Emitiremos certificados de 3 horas.

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.