ATUALIZAÇÃO | LABORATÓRIO FAZER COISAS COM PALAVRAS: FALA, LEITURA E ESCRITA PARA ARTISTAS

SOBRE O CURSO

O Laboratório de aplicabilidades tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e estímulo da produção de arte contemporânea e formação de artistas emergentes, educadores, mediadores culturais e pesquisadores latino-americanos (América Central, América do Sul, México e Caribe) através de ações online para compartilhamento de conhecimentos, vivências e experimentações.  As atividades são realizadas pela plataforma zoom gratuitamente.

 

Fazer coisas com palavras: fala, leitura e escrita para artistas
com Renan Marcondes

Hoje, como um/a artista se comunica para além da sua obra? Visando refletir sobre essa pergunta e partindo do pressuposto de que não há fórmulas corretas no campo das artes, o grupo de acompanhamento realizará encontros prático-teóricos semanais trabalhando a leitura, a escrita e a fala como três eixos facilitadores da comunicação entre artista e interlocutores.

Focaremos, a cada dia, em obras pontuais des participantes e discutiremos, coletivamente, sobre como elas são apresentadas a outres: textos, falas, legendas, entrevistas, posts. Com a ajuda de convidadas de outros setores do contexto cultural, discutiremos também como os três eixos trabalhados se transformam e se adaptam a diferentes contextos da cena artística hoje: instituições, editais, salões, festivais, espaços alternativos, redes sociais etc. 

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Renan Marcondes é artista e pesquisador representado pela OMA galeria (SP), com foco em performance, artes da cena e seus desdobramentos. Doutor pela ECA USP com passagem pela Justus Liebig Universität Giessen. Já ministrou aulas, palestras e falas no MAM SP, Instituto Adelina, MASP, Sesc SP, Fundação Ema Klabin, dentre outros.

 

Como participar?

Podem participar da seleção artistas e estudantes brasileiros e latino-americanos residentes no Brasil.

Os interessados devem preencher o formulário online disponível em nosso site: adelina.org.br

O processo de seleção levará em conta diversidade de gênero e racialidade entre as inscrições realizadas.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 06/03. A relação de artistas selecionades será divulgada até 16 de março no site do Adelina Instituto.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com preenchimento incompleto do formulário.

 

PROGRAMA

LER

Aqui, pensaremos como se comportam textos de artistas das mais diversas frentes, desde o aparecimento dos escritos de artistas (a partir dos anos 70) até os atuais posts. Leremos fragmentos de textos, entrevistas, cartas e projetos em conjunto e entre encontros, pensando sobre como eles informam ou problematizam as coisas às quais se referem.

ESCREVER

Aqui, faremos exercícios de escrita relacionados às obras e produções pessoais, mas também a outras coisas do mundo (incluindo a produção de colegas). O que é transcrever uma fala? Como escrever sobre uma obra que não é sua? Como trabalhar a escrita a partir de restrições? Sinopse, release, memorial descritivo, ficha técnica ou nada disso?

FALAR

A fala é um rico e constante espaço de elaboração e entendimento para artistas sobre sua própria obra. Podendo ser mais informal e se arriscar ao erro, uma conversa pode gerar entendimentos cruciais sobre obras. Por outro lado, como ser sintético quando o contexto pede certa precisão? Da mesa do bar para a mesa de conferências, pensaremos e praticaremos formas de fala e diálogo.

 

Informações
Para estudantes e artistas das mais diversas linguagens, interesses e momentos da produção.
Pede-se ao grupo que tenha a possibilidade de manter suas câmeras ligadas ao longo dos encontros, além de acesso a alguma ferramenta de gravação de voz, imagem e de escrita (cadernos, words, bloco de notas).

Data:  de 21.03 a 06.06 . 12 encontros | segundas-feiras | das 19h às 21h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM (cadastre-se gratuitamente pelo App ou pelo site www.zoom.us.)

 

Atividade gratuita.

Para dúvidas/informações envie um e-mail para [email protected]

 

Certificado

Para obtenção de certificado é necessário ter 75% de frequência nas aulas e realizar as atividades propostas. Verifique os horários e sua disponibilidade antes de realizar sua inscrição.

 

Artistas Participantes

Aislan Adrian
Ana Flávia Marú
Babi Fontana
Bia Godoy
Botto
Bruno Novaes
Carolina Rosa
Cássia Nunes
Chico Fernandes
Daniele da Silva Rodrigues
Diego Luiz
Diego Rimaos
Élcio Miazaki
Eleonora Artysenk
Erica Oliveira
Estefani Rodrigues
Gustavo Curi Blaauw
Isis Andreatta
Kaísa
Li Vasc
Lívio Diego Duarte Brandão
Luisa Godoy
Marcela Sardas
Marcelo Barboza
Marcia Regina
Mariana Galli
Marília Del Vecchio
Mônica Lóss
Nilia Vieira – Cer.Nilia
Padmateo
Raquel Gandra
Rosilene Souza
Sofia Lemos
Tacio Russo
Tati Ximenes
Tayla Silla
Tinco
Victoria Muller Del Mondo
Vitória Kachar