LABORATÓRIO CAIXA DE FERRAMENTAS PARA OBRAS EM DESENVOLVIMENTO :: DA IDEIA AO PROJETO

SOBRE O CURSO

O Laboratório de aplicabilidades tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e estímulo da produção de arte contemporânea e formação de artistas emergentes, educadores, mediadores culturais e pesquisadores latino-americanos (América Central, América do Sul, México e Caribe) através de ações online para compartilhamento de conhecimentos, vivências e experimentações.  As atividades são realizadas pela plataforma zoom gratuitamente.

 

Caixa de ferramentas para obras em desenvolvimento :: da ideia ao projeto

com Natalia Forcada

Neste laboratório iremos desenvolver uma obra ainda não realizada, desde a sua concepção até a concretização de um projeto escrito a nível conceitual, estético, financeiro e estratégico. Trabalharemos na sua ideia criando um projeto que poderá ser apresentado em editais ou instituições para sua realização. A proposta é adquirir ferramentas criativas e de (auto)gestão a partir de um novo trabalho, que depois poderão ser utilizadas para outros projetos.

 

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Natalia Forcada (1981) é artista visual e cineasta argentina. Desde 2013, realiza assessorias personalizadas de projetos a artistas na Argentina, Espanha, Suíça, Canadá, Uruguai e Brasil. Professora, tutora, palestrante e jurada na Argentina, Espanha e Brasil. Possui licenciatura e docência em Direção de Cinema – Universidad del Cine, especialização em ‘Violência de gênero e resistência feminista’ pelo Museo Evita, em 2019, e ‘Profissionalização em arte contemporânea’, pelo Node Center (Alemanha). Como artista visual, expôs, obteve prêmios e realizou residências em Veneza, Valência, Ilhas Canárias, São Paulo, Bogotá, Guayaquil, Montevidéu, Buenos Aires e outras cidades argentinas. Em 2021 foi uma das 10 artistas selecionadas para representar a Argentina como Artista Contemporânea Emergente em Miami e outras cidades ao redor do mundo.

 

PROGRAMA

  • Nas 3 primeiras aulas vamos desenvolver a ideia. Trabalharemos a materialidade significativa, a pesquisa teórica, as referências, os vínculos com o corpo de suas obras anteriores e as possíveis montagens. Faremos exercícios práticos em cada aula para expandir sua ideia, o campo de estudo, o tom, a escala, a materialidade, o processo criativo etc.
  • Nas 6 aulas seguintes concluiremos o projeto escrito e veremos métodos de financiamento tradicionais e não tradicionais. Faremos um mapa do capital e veremos concepções de economia criativa, métodos de organização e planejamento, analisaremos estratégias de alianças com instituições artísticas e não artísticas, desenvolveremos esboços e formas de comunicar os processos de criação da obra.
  • Nas últimas 3 aulas você terá o retorno da sua apresentação escrita e do desenvolvimento do seu trabalho.

 

PARA QUEM É ESSE CURSO?

  • Artistas, designers, arte-educadores e interessados em geral com mais de 16 anos.

 

INFORMAÇÕES:

Como participar?
Os interessados devem preencher o formulário online disponível abaixo.

Podem participar da seleção artistas e estudantes brasileiros e latino-americanos residentes no Brasil.

O processo de seleção levará em conta diversidade de gênero e racialidade entre as inscrições realizadas.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 24/02 (quinta-feira). A relação de artistas selecionados será divulgada até 07 de março no site do Adelina Instituto.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou com preenchimento incompleto do formulário.

 

Certificado

Para obtenção de certificado é necessário ter 75% de frequência nas aulas, entregar o trabalho final e realizar as atividades semanais que o ajudarão a aprofundar e desenvolver sua obra. Verifique os horários e sua disponibilidade antes de realizar sua inscrição.

 

Informações
Atividade dirigida a artistas e estudantes.

Data:  de 10.03 a 02.06 . 12 encontros | quintas-feiras | das 19h às 21h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM (cadastre-se gratuitamente pelo App ou pelo site www.zoom.us.)

Para dúvidas/informações envie um e-mail para [email protected]


Selecionados
Adriana Leal
Alexandra Martins
Alexandre Alves
Aline Cavalcante
Bruno de Almeida
Bruno Lhaes
Claudia TS
D. Ditscheiner
Daniela Anjos
Esteban Viveros
Fernanda Latinapindoramica
Jonas Esteves
Lara Carvalho
Larissa Brum
Lume Ero
Marcela Sardas
Mariana Galli
Mônica Lóss dos Santos
Nathalie Bohm
Tinco
Vitoria Kachar