CURSO ONLINE | ARTES E MATERNIDADES: TENSÕES E DIÁLOGOS

SOBRE O CURSO

“Artes e Maternidades: tensões e diálogos” busca conduzir debates sobre a maternidade na arte, investigando, pesquisando e conhecendo mulheres artistas que são mães, e as oposições e implicações das condições maternas. Levando em consideração a construção do imaginário social, o repúdio às artistas mães, e os modos de representação da maternidade. O objetivo é a reflexão através do estudo de uma série de singularidades que corresponde aos debates feministas, e o atravessamento do papel social de ser mãe como integrante essencial das identidades. As aulas serão conduzidas pela bacharel em História da Arte, Carolina Rodrigues, e pelas doutoras em Arte e Cultura Contemporânea, Fernanda Correa e Roberta Calábria.

SOBRE QUEM IRÁ CONDUZIR

Carolina Rodrigues é bacharel em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ e mestranda em Artes Visuais, na linha de Imagem e Cultura, pela mesma instituição, integrando o Núcleo de Arte, Antropologia e Patrimônio (CNPq). Articula questões relacionadas às fronteiras do sistema da arte, relações etnico-raciais e gênero, atuando de forma independente em curadoria, arte-educação e produção de exposições. Nos últimos anos, esteve envolvida em ações artístico-acadêmicas coletivas com mulheres mães, como a exposição “Dentro, fora, entre: o corpo da mulher (não) é uma casa” (2019), o caderno especial “Artes e Maternidades” da Revista Desvio (2019) e a pesquisa “Produção artístico-literária de mães brasileiras em tempos de pandemia” (2021), publicada na Revista Porto das Letras. Seu lugar social e suas perspectivas são indissociáveis do maternar do pequeno Rafael, que há 9 anos acompanha essa trajetória.

Fernanda Correa é doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/UERJ, 2020); mestra em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ, 2014); graduada com licenciatura plena em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2011). Foi professora substituta do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ (BAH/EBA/UFRJ) e também do Instituto de Artes da UERJ (IART/UERJ), nos quais ministrou diversas disciplinas de História, Teoria e Crítica de Artes nos cursos de graduação (2013-2018). Foi colaboradora da Revista Desvio, sendo uma das organizadoras do Caderno Especial sobre Artes e Maternidades, publicado em 2019. Atualmente é pesquisadora independente e há quase quatro anos dedica-se ao maternar da Maya, acreditando que o afeto é também político.

Roberta Calábria é doutoranda em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde pesquisa as representações da maternidade na arte contemporânea ocidental, com foco nas questões concernentes à gestação, parto, amamentação, economia do cuidado e violência obstétrica. É mestra em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e bacharel em História da Arte pela UERJ.  É bolsista da FIOCRUZ para docência e tutoria nos cursos de formação e atualização profissional de doulas. Foi curadora e produtora da exposição “Dentro, fora, entre: o corpo da mulher (não) é uma casa”, sendo esta voltada para a reflexão dos impactos da maternidade na produção artística de mulheres mães. Foi uma das responsáveis pelo caderno Arte e Maternidade publicado pela Revista Desvio em 2019. Exerce ferozmente a maternagem do Miguel e do Vicente como processo de autonomia, potência e resistência.

PROGRAMA

21.06 – Aula 1: “Não estamos reconciliadas”: arquétipos maternos, trabalho reprodutivo e a maternidade como marcador social. (Roberta Calábria)

23.06 – Aula 2: Parirás com dor: corpo-território, performatividade materna e maternagem. (Roberta Calábria)

25.06 – Aula 3: O poder da imagem e o poder materno: a maternidade como produção de sentidos e as Madonnas contemporâneas. (Fernanda Correa) 

28.06 – Aula 4: As representações da maternidade e as críticas feministas: a arte do cuidado e arte colaborativa. (Fernanda Correa) 

30.06 – Aula 5: Circuitos alternativos: analisando modos de produção artística de mulheres mães que tensionam as fronteiras do sistema de arte. (Carolina Rodrigues) 

02.07 – Aula 6: Narrativas contra-hegemônicas: as possibilidades do pensamento decolonial a partir das produções de mulheres mães. (Carolina Rodrigues)

PARA QUEM É ESSE CURSO?

Estudantes, pesquisadores, artistas, professores, interessados no assunto. Não é necessário conhecimento prévio.

Materiais: lápis, canetas e papéis

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 21, 23, 25, 28, 30 de junho e 02 de julho – segundas, quartas e sextas

Horário: das 19h às 21h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula. Cadastre gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.

Professores da rede pública possuem condições especiais.

Investimento: R$ 300 – Emitimos certificados

Vagas: Limitadas

Inscreva-se

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.