Arte Moderna
com Verônica Stigger


SOBRE
Este curso tem como objetivo apresentar um panorama da história da arte moderna europeia desde as conquistas do final do século XIX até a primeira metade do século XX. A ideia é fornecer subsídios para se melhor compreender as mudanças encetadas nesse período e que será fundamentais para a constituição da arte contemporânea.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Doutorou-se em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade. Realizou também pesquisas de pós-doutorado junto à Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, estudando, entre outros, Mira Schendel, Maria Martins e Flávio de Carvalho. Atualmente, é professora das Pós-Graduações Lato-Sensu em História da Arte, em Fotografia, em Práticas Artísticas e em Práticas Curatoriais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Foi curadora das exposições Maria Martins: metamorfoses, O útero do mundo (ambas realizadas no MAM-SP, em 2013 e 2016), Hartwig Burchard: poeta de vários mundos, no Pivô (2018), em São Paulo, As durações do rastro: a fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira, na Fundação Iberê Camargo (2018), em Porto Alegre; com Eduardo Sterzi, Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, no Sesc Ipiranga (2015), Sesc Araraquara (2016), Weltkulturen Museum, Frankfurt, Alemanha (2017-2018) e CIAJG — Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães, Portugal (2019); com Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi e Fernanda Brenner, Caixa-preta, na Fundação Iberê Camargo (2018), em Porto Alegre; com a equipe da Forsythe Production, William Forsythe: objetos coreográficos, no Sesc Pompeia, São Paulo (2019). Com a exposição sobre Maria Martins, angariou o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Maria Eugênia Franco, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) para melhor curadoria do ano. Por O útero do mundo, foi indicada novamente ao Prêmio Maria Eugênia Franco da ABCA. Entre seus livros publicados, estão Os anões (Cosac Naify, 2010), Opisanie świata (Cosac Naify: 2013), Sul (34: 2016), Sombrio ermo turvo (Todavia, 2019) e os catálogos das mostras Maria Martins: metamorfoses (São Paulo: MAM, 2013), O útero do mundo (São Paulo: MAM, 2016) e Variações do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo (São Paulo: Sesc Ipiranga, 2017). Por Opisanie świata, recebeu os prêmios Machado de Assis, São Paulo (autor estreante acima de 40 anos) e Açorianos (narrativa longa). Por Sul, angariou o Prêmio Jabuti (contos e crônicas).


PARA QUEM É ESTE CURSO?
Pessoas interessadas em História da Arte, cultura e imagem. Não é necessário conhecimento específico prévio.


PROGRAMAÇÃO

04/09 – Aula 1: Moderno, modernismo, modernidade

  • O que afinal significa “ser moderno”?
  • A arte moderna para Charles Baudelaire: entre o fugidio e o eterno
  • Os pintores da vida moderna: Manet, Degas, Seurat, Toulouse-Lautrec
     

11/09 – Aula 2:  Fauvismo e Expressionismo

  • Quadro didático: dois encaminhamentos da arte moderna: 1. Síntese forma e cor: de Van Gogh e Gauguin ao Fauvismo e Expressionismo. 2. Síntese forma e espaço: de Cézanne ao Cubismo e à Abstração.
  • O primeiro encaminhamento: Fauvismo e Expressionismo: a cor, a expressão, o gosto pelo “primitivo”.
  • Passagem para a próxima aula: Les demoiselles d’Avignon: primitividade e catarse do mundo moderno

     

18/09 – Aula 3:  Do Cubismo à Abstração

  • O segundo encaminhamento da arte moderna: do Cubismo à Abstração: de Picasso e Braque a Mondrian e Malevitch: espaço, razão, um novo realismo pictórico
  • Apresentação do artigo «Experiência e pobreza», de Walter Benjamin: uma nova barbárie e a vontade de começar do novo

     

25/09 – Aula 4:  Futurismos, dadaísmos, surrealismos: arte e antiarte

  • Os manifestos e as manifestações das vanguardas históricas europeias: futurismos e dadaísmos: arte e antiarte: provocação e negação
  • A passagem do Dadaísmo ao Surrealismo: a migração de certos membros do primeiro movimento para o segundo
  • Surrealismo e o inconsciente

     

02/10 – Aula 5:  Marcel Duchamp e a invenção da arte contemporânea

  • Marcel Duchamp e a invenção da arte contemporânea
  • Os readymades e a arte como ideia
  • O grande vidro e Étant donnés: pintura? escultura?: uma nova configuração da «obra»

     

09/10 – Aula 6:  Merzbau como precursora das instalações

  • Kurt Schwitters e o universo Merz
  • A Merzbau e a nova relação entre artista e obra, obra e espectador e obra e espaço circundante: os fundamentos das instalações
 
INFORMAÇÕES

Data:04 de setembro a 09 de outubro de 2019
Horário: quarta-feira, das 19h às 21h
Local: Instituto Adelina – Rua Cardoso de Almeida 1285, Perdizes, São Paulo / SP
Investimento: R$ 420,00 (curso completo)
Formas de pagamento: boleto à vista (5% de desconto) ou cartão de crédito em até 3 vezes, cartão de débito, cheque ou transferência bancária.

Inscreva-se


VAGAS LIMITADAS
 
IMPORTANTE
Inscrições até o dia 03 de setembro.
 
Materiais: todos os materiais estão inclusos no curso
 
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