PALESTRA ONLINE | Arte e Psicanálise – Maria Martins

SOBRE A PALESTRA

“Arte e Psicanálise –Maria Martins” tem o objetivo de estudar, a partir de uma reflexão crítica, a arte e as pistas do sujeito e do tempo oferecidas pela psicanálise. Abordar autores da filosofia e da psicanálise que se deixaram transformar através do campo da teoria e da vida. Tudo isso com base nas obras de Maria Martins e artistas que trabalharam no corpo aquilo que se escreve. A palestra será conduzida pela a psicanalista, crítica de arte, e autora do livro “Névoa e assobio”, Bianca Coutinho.

PARA QUEM É ESSA PALESTRA?
Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Bianca Coutinho Dias é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez história da arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense, coordena o Cine Cult Usp-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.

SOBRE MARIA MARTINS
Maria Martins foi uma escultora brasileira que trabalhou a questão do corpo de forma visceral. A qualidade e radicalidade de sua obra são motivos que a tornam a maior escultora brasileira da primeira metade do século 20, diz o crítico Paulo Herkenhof. Ela foi uma das primeiras artistas brasileiras a experimentar o caminho da sexualidade nas artes plásticas. Suas esculturas são pouco convencionais: figuras antropomórficas com tentáculos, deformações, membros alongados, genitálias desproporcionais, corpos tentando se fundir. São mitos, deuses e monstros das mitologias amazonenses e yorubás que formam um corpo pulsional e vibrante de uma obra que toca o mistério da sexualidade.

INFORMAÇÕES:

Data: 27 de novembro – sexta-feira
Horário: das 18h às 19h30
Onde: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia antes da aula. Cadastre-se gratuitamente no site Zoom ou baixe o aplicativo zoom no celular ou tablet.
Investimento: R$ 70,00 
Vagas: Limitadas
A aula será gravada e disponibilizada para quem não estiver presente.
Ofereceremos certificado de participação

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175.