CURSO ONLINE: ARTES DO NÃO


 Estaria claro como a arte é política ou como a arte deve ser política? É preciso que tenhamos formas claras e únicas, ou nossas pautas poderiam se apresentar para além de uma única mensagem? Ou ainda, será que ao abrirmos e aprofundarmos cada vez mais a intersecção entre ativismo, política e linguagens artísticas possamos dar mais mobilidade a determinadas pautas? Da violência à ausência, dos movimentos sociais à ação perplexa, do corpo grotesco ao desaparecimento do corpo, das representações do mal à subjugação, esse curso aborda aquilo que os ministrantes chamam de “artes do não”, entendidas como trabalhos que optam por se instalarem num terreno movediço entre a realidade e o imaginado, tornando-se indício de possibilidade de uma outra ordem social possível.


PROGRAMA:

1º aula – 16/11
Figuras do Mal na Arte Contemporânea – Artes Visuais
Temas: Mal; Representação; Arte e Sociedade com Ruy Luduvice


2º aula – 19/11

Dramaturgia feminista no século XXI – Literatura
Temas: Performativo e aformativo e a artista Elfriede Jelinek com Artur Sartori Kon


3º aula
– 23/11
O gesto de não se mover – Dança
Temas: repouso e inércia a partir de Marta Soares, Claudia Müller, Clarissa Sacchelli, Marcela Levi e outros – com Renan Marcondes


4º aula
– 26/11
O teatro diante do novo fascismo brasileiro – Teatro
Temas: Suspensão e não-compreensão em Nuno Ramos e Tablado de Arruar com Artur Sartori Kon


5º aula
– 30/11
Como não ser visto – Performance
Temas: desaparecimento e ausência a partir de Monty Python, Marina Abramovic, Chris Burden, Vito Acconci e outros – com Renan Marcondes


6º aula
– 03/12
Representação da violência na arte brasileira desde 2013 – Artes Visuais
Temas: Violência; Arte Política; Representação com Ruy Luduvice


7º aula
– 07/12
O grotesco e a não-definição. Do carnaval ao trauma – Artes Visuais
Temas: grotesco; ambivalência; trauma; carnaval; subversão com Juliana Froehlich


8º aula
– 10/12
O grotesco feminino e o cinema contemporâneo – Cinema. Temas: grotesco, cinema contemporâneo, abjeção, subversão com Juliana Froehlich


PARA QUEM É ESSE CURSO

Artistas, estudantes, pesquisadores, professores e interessados no assunto.

QUEM IRÁ CONDUZIR?
Artur Sartori Kon, é ator, dramaturgo e pesquisador. Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação
Teatral pela Unicamp. Mestre em Filosofia pela FFLCH-USP (orientação Prof. Dr. Ricardo Fabbrini, bolsa CNPq) com a dissertação Da teatrocracia: Estética e política do teatro paulistano contemporâneo , publicada em livro em 2017 pela Editora Annablume. Doutorando na mesma instituição (orientação Prof. Dr. Celso Favaretto, bolsa Fapesp), pesquisando e traduzindo a dramaturgia de Elfriede Jelinek (Nobel de Literatura de 2004), com estágio na Universidade de Frankfurt (orientação Prof. Dr. Christoph Menke, bolsa BEPE Fapesp). Fundou a Cia de Teatro Acidental, com a qual cria peças que se valem de formas pós-dramáticas para investigar os impasses políticos do Brasil atual, como “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer” (2014) e “E o que fizemos foi ficar lá ou algo assim” (2019).

Juliana Froehlich, é psicologa, professora e pesquisadora. Doutora em Film Studies and Visual Culture pela University of Antwerp (Bélgica) onde foi bolsista CAPES. Publicou sobre métodos de pesquisa em arte contemporânea e apresentou trabalhos sobre as relações entre artes visuais e cinema. Atualmente pesquisa teorias do grotesco entre cinema e artes visuais, em paralelo à pesquisa de práticas experimentais nessas mesmas linguagens. Foi professora palestrante no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, oferece cursos livres sobre as temáticas de pesquisa já desenvolvidas. É mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2013). Psicóloga e Bacharel em Psicologia também pela Universidade de São Paulo (2010).

Renan Marcondes, é artista e pesquisador. Suas obras, entre as artes visuais e performáticas, propõem situações marcadas pela repetição e pelo nonsense nas quais o corpo é destituído de agência. Doutorando em Artes da cena pela Universidade de São Paulo (orientação Prof. Dr. Antonio Araújo, bolsa Fapesp), com passagem pela Justus Liebig Universität Giessen em 2019 (orientação Prof. Dr. Gerald Siegmund, bolsa BEPE Fapesp). Realizou mestrado em Poéticas Visuais na UNICAMP (bolsa CAPES) e especialização em história da arte no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (bolsa programa Informados) Sua pesquisa já foi contemplada pelo Proac, Temporada de Projetos do Paço das Artes, Prêmio para novos coreógrafos no MIS SP, dentre outros. Atualmente desenvolve as performances Azul-jardim (Festival Cultura Inglesa) e Reconhecer e Perseguir (ProAc). + infos: renanmarcondes.com | @renan_marcondesc

Ruy Luduvice, é pesquisador e professor. Doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo, é coordenador de pesquisa da Associação Cultural Videobrasil. Graduou-se em filosofia pela mesma instituição, com período de intercâmbio na Université Paris Nanterre. Mestre em filosofia pela USP, defendeu a dissertação Espelhos e Abismos: Autoria, Erotismo e Primitivismo em Louise Bourgeois, dedicando-se atualmente à crítica de arte de Georges Bataille. É membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do departamento de Filosofia da USP. Suas últimas publicações incluem os artigos: Louise Bourgeois por Robert Mapplethorpe: Autoria e Fantasia (Almanaque Rapsódia n. 12. 2019), e Forma, Figura e Matéria: Natureza e Cultura em Georges Bataille (Anais do III Seminário de Estética e Crítica de Arte: As Artes entre a Urgência e a Inoperância, 2017).

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 16 de novembro a 10 de dezembro de 2020 – segundas e quintas-feiras.
Duração do curso: 16 horas de curso
Horário: 19h às 21h

Local: Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site Zoom
O conteúdo será gravado e poderá ser enviado posteriormente para quem eventualmente perder algum encontro.
Investimento: R$ 280,00
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