CURSO ONLINE: Introdução À Arquitetura Moderna Brasileira


 “Introdução à Arquitetura Moderna Brasileira” tem o intuito de estudar a primeira arte em posição de protagonismo internacionalmente, a Arquitetura Moderna Brasileira, analisando assuntos sobre sua peculiaridade e o porquê dos críticos a enxergaram como uma fonte de renovação. Tudo isso através de uma narrativa dominada por cariocas e arquitetos imigrantes partindo da experiência singular de Brasília, uma manifestação gloriosa vista como um resumo das artes, e obras que adotaram as contradições da modernização brasileira. As aulas serão conduzidas por Denis Joelsons.


PROGRAMA:

1º aula – 10 de novembro
Lúcio Costa e Gregori Warchavchik


Esta aula apresenta as primeiras experiências modernas no país, tomando como base a atuação de Lúcio Costa no Rio de Janeiro – mais afeito à tradição colonial, e as primeiras obras do imigrante Gregori Warchavchik, ligado à vanguarda europeia.

2º aula – 17 de novembro
Oscar Niemeyer


O grupo de jovens cariocas formado por Lúcio Costa para a construção do Ministério da Educação e Saúde Pública (1936), que contou com a vinda de Le Corbusier, se desenvolve e consolida a imagem de um modernismo brasileiro no mundo. A aula será centrada na obra de Oscar Niemeyer, figura de destaque.

3º aula – 24 de novembro
Lina Bo Bardi 


Sem uma presença tão marcante do estado e mais próxima do mercado, a produção do modernismo paulistano é enriquecida pela vinda de arquitetos imigrantes. Entre Rino Levi, Franz Heep, Daniele Calabi e Giancarlo Palanti este encontro se dedica principalmente à obra de Lina Bo Bardi.

4º aula – 01 de dezembro
Brasília 


Brasília congregou o esforço do país como um todo na tentativa de forjar a unicidade de uma nação. A arquitetura de Brasília é a expressão máxima de um novo padrão estético que marcaria a esfera cultural brasileira para sempre.

5º aula – 08 de dezembro
Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha 


A última aula trata da desilusão com o projeto nacional engendrado em Brasília e com o acirramento das contradições nacionais devido ao golpe militar de 1964. Através de obras de escala significativamente menor do que as realizações de Niemeyer e Costa, as construções autocentradas de Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha incorporam o lado trágico do desenvolvimentismo.


PARA QUEM É ESSE CURSO

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, produtores, jornalistas, críticos de arte. Pessoas interessados no assunto, não é necessário conhecimento prévio.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Denis Joelsons, é arquiteto e ensaísta, autor do livro Arquitetura e Luto na obra de Adolf Loos (Annablume, 2019), mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 2017), lecionou no projeto arquitetônico na FAUS – Unisantos (2018-19). Integrou as equipes de curadoria e pesquisa da X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013), e da exposição The Insides are on the Outside (2012), centrada na obra de Lina Bo Bardi. Colaborou com diversos escritórios de arquitetura de São Paulo e, desde 2014, mantém o seu próprio.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: 10, 17 e 24 de novembro e 01 e 08 de dezembro – terças-feiras
Duração do curso: 10 horas de curso
Horário: 19h às 21h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula
As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem eventualmente não estiver presente.
Investimento: R$ 200,00
Vagas limitadas!
Oferecemos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.