AULA ABERTA | POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR MODA E FIGURINO NOS DIAS DE HOJE?

SOBRE A AULA

Nesse encontro o Prof. Brunno Almeida Maia e a figurista Alice Alves conversam com o público sobre a importância de estudar as relações entre moda e figurino.

Como esse assunto pode colaborar para a compreensão da realidade social de uma época e como o cinema ajuda na formação do imaginário, tudo isso entrelaçado com a História da Moda.

 

PARA QUEM É ESSA AULA ABERTA?

Interessados, estudantes e profissionais de moda, artes plásticas, fotografia, cinema, teatro, figurino, literatura, filosofia, sociologia, dança e performances.

 

QUEM IRÁ CONDUZIR?

Brunno Almeida Maia — Pesquisador em Filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, e residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som). É professor convidado do IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), SENAC FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Centro Universitário Belas Artes, MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Oficinas Culturais, Sesc, entre outros. No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

Alice Alves – Figurinista que começou a sua carreira como estagiária de figurino em 2002 na novela “O Clone”, com figurinos assinados por Marília Carneiro, com ela também fez “A Casa das 7 Mulheres” e a pré-produção de “Celebridades”. De lá pra cá, são 20 anos realizando o incrível trabalho de contar histórias através dos figurinos de novelas, filmes e séries. Foi assistente de renomadas figurinistas no eixo Rio-São Paulo e começou assinar figurinos em 2009 no filme “As Doze Estrelas”. Assinou o figurino das séries infanto-juvenis: “Zoo da Zu” e “Experimentos Extraordinários”, e da série “Gigantes do Brasil”, que conta a história dos homens que industrializaram o Brasil. Criou o curso livre “Figurino para Cinema e TV”, que ministra há 10 anos em várias escolas de São Paulo, e ensina todas as metodologias que aprendeu e aprende durante a sua carreira. Também ministra o curso “A importância do figurino nos filmes” no MIS (Museu de Imagem e Som de São Paulo).

 

INFORMAÇÕES:

Data: 30 de setembro, sexta-feira – das 18h às 19h30. Inscrições a partir de 14 de setembro

Local: Online por meio da plataforma ZOOM do SymplaStreaming

Duração: 1 hora e 30 minutos

Gratuito

Oferecemos certificados de 3 horas

Vagas limitadas

 

Inscreva-se

 

Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175