Residência Adelina

A Adelina Instituto criou, em 2017, o seu programa de residência para artistas latino americanos que realizam trabalhos em diversos suportes e formatos – atuantes nas áreas de artes visuais, performance, arte sonora, novas mídias e demais manifestações contemporâneas.

Os artistas selecionados recebem hospedagem, ajuda de custo e verba de produção para a realização dos projetos de pesquisa inscritos. A Adelina Instituto também oferece aos artistas um programa curatorial que compreende programas públicos e debates

abertos, facilidade para encontros com curadores e artistas, acompanhamento crítico, produção executiva e ateliê aberto para debates e visitas agendadas com escolas da região e o público em geral.

Na primeira edição da Residência Adelina, que teve curadoria de Josué Mattos e júri de Camila Bechelany, Galciani Neves, Júlia Lima, Renata Cruz e Vitor César, foram selecionados os artistas Élle de Bernardini (Brasil), Natália Forcada (Argentina), Efe Godoy (Brasil) e Abigail Reyes (El Salvador). A segunda edição teve curadoria de Julia Lima, e júri de Fellipe Morais, Lívia Aquino e Roberta Tassinari. As artistas selecionadas foram: Ana Vela (Equador), Emília Estrada (Argentina), María Sabato (Argentina) e Raylander Mártis (Brasil),

Como participar?

Através de inscrição durante convocatória aberta, os candidatos podem apresentar proposta de projeto de natureza artística a ser realizado durante o período de dois (02) meses na sede do instituto, em São Paulo, com acompanhamento de um (a) curador (a) e mentorias com profissionais experientes nas artes visuais.
Por meio de júri formado por curadores e artistas com larga experiência, são selecionados dois (02) projetos residentes por ciclo, entre os inscritos por brasileiros e estrangeiros, de acordo com as especificações e regras previstas em edital.

 

Residência Adelina: aplicabilidades para artistas

Na impossibilidade da realização da residência em 2020, a Adelina preparou uma série de atividades com o objetivo de contribuir para desenvolvimento e estímulo da produção de arte contemporânea  de artistas latino americanos através do compartilhamento de conhecimentos, vivências e experimentações.  As atividades serão realizadas pela plataforma zoom gratuitamente

CURSO ONLINE – Laboratório de acompanhamento crítico de trabalhos de artista, com Marcio Harum

A atividade propõe estabelecer diálogos e reflexões com artistas a partir da pesquisa em seus diferentes estágios produtivos; um mergulho em distintos gestos criativos, ativado pelo exercício de repensar práticas, da reescrita e do posicionar-se diante dos diferentes sistemas do fazer artístico. Pelos modos de dinâmica concebidos para os encontros, que se estruturam em formato coletivo, serão modelados individualmente apontamentos de interlocução dirigidos ao estreitamento de relações com o mundo da arte.   

CURSO ONLINE | Laboratório de acompanhamento crítico de trabalhos de artista com Marcio Harum
 

COMO PARTICIPAR?
Inscrições encerradas

Artistas selecionadxs

O Adelina Instituto e xs organizadorxs do Laboratório de Acompanhamento Crítico agradecem a todxs xs artistas inscritos pela alta qualidade de seus portfolios, mas infelizmente não foi possível atender tamanha procura pela atividade.
É com muito entusiasmo que anunciamos os selecionadxs para o Laboratório de Acompanhamento Crítico deste ano:

Grupo 1 – dias 10, 17 e 24 de agosto (segundas) – das 15 às 18h

Alexander Dejonghe
Cyshimi
Guillermina Bustos
Jeffry Ulate + Oscar Figueroa
João Angelini
Kauê Garcia
Nathalia Favaro
Renan Marcondes
Victor de la Rocque

Grupo 2 – dias 11, 18 e 25 de agosto (terças) – das 15 às 18h

André Felipe Cardoso
Carlos Monaretta
Edu Silva
Elisa Arruda
Julia Bastos
Jussara Marangoni
Maria Fernanda Lopes
Mônica Lóss
Renata Pelegrini
Sofia Lemos
Thadeu Dias

Grupo 3 – dias 13, 20 e 27 de agosto (quintas) – das 15 às 18h

Eliete Della Violla
Isabella Haru
Isabelle Prado
Larissa Camnev
Luciana Merino
Marcia Rosenberger
Martina Krapp
Nara Coló Rosetto
Veronica Laminarca
Vii Lennard

INFORMAÇÕES:
Curso dirigido a artistas visuais
Local: Online por meio da plataforma ZOOM (Cadastra-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us).

SOBRE O CURADOR
Marcio Harum coordenou o Programa CCBB – Arte e Educação em São Paulo de 2018 a 2020. Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo de 2012 a 2016. Realizou a 2a Bienal do Barro em Caruaru (PE) em 2019. Apresentou a exposição coletiva Via Aérea no Sesc Belenzinho em 2018, SAMICO BETWEEN WORLDS [Rumorcalendars of War in Times of Peace], no Dream Box em Nova York em 2017, Transmigração de Arnaldo Dias Baptista na Caixa Cultural em São Paulo e A Cidade, as Ruínas e Depois na Torre Malakoff/Funarte em Recife em 2016, mais as individuais Bambaísmo de Daniel Barclay na Sala Miró Quesada, em Lima, e Estados Ordinários da Consciência de Michel Zózimo no Santander Cultural de Porto Alegre em 2015. Integrou o departamento de programas públicos da dOCUMENTA (13), em Kassel, 2012. Tem participado de comissões julgadoras dos mais destacados editais de artes visuais do país. Vive em São Paulo.

DEBATE ONLINE – Arte em tempos de Crise: ações e sensibilizações das residências
Como os programas de residências artísticas foram afetados pela pandemia? Como isso também afeta aos artistas que têm nas residências um meio de produção/pesquisa? Como podemos repensar as residências nesse momento?
A conversa coloca em debate o andamento das residências artísticas atualmente, a busca de novos caminhos e perspectivas de atuação.

Debate online | Arte em tempos de Crise: ações e sensibilizações das residências


INFORMAÇÕES:
Dirigido a artistas, estudantes, professorxs, curadorxs e interessadxs no assunto.

DATAS:
20/08
(quinta), as 19h, com Raylander Mártis, Fernando Velázquez, Ana Lira e mediação de Marcio Harum
27/08 (quinta), as 19h, com Isabella Rjeille, Emilia Estrada, Lívia Aquino e mediação de Julia Lima

Atividade gratuita!

Transmissão ao vivo pelo canal do Adelina Instituto no Youtube.
Acesse: https://www.youtube.com/c/AdelinaInstituto

__

CURSO ONLINE – O artista e o mundo da arte, com Sabrina Moura
Em dois encontros, o curso abordará o papel e as possibilidades do artista no “mundo da arte” contemporânea. Esse universo é compreendido aqui como um conjunto de instituições (museus, galerias, centros de arte), agentes (curadores, críticos, colecionadores) e procedimentos (exposições, programas públicos) que conferem valor simbólico e, consequentemente, valor de mercado à arte. Além disso, discutiremos o posicionamento das práticas artísticas e dos espaços de criação, formação e pesquisa (como os ateliês e as residências) face a esse sistema de redes interligadas.

CURSO ONLINE| O artista e o mundo da arte

INFORMAÇÕES

Curso dirigido a artistas,  estudantxs, professorxs, curadorxs, interessadxs no assunto. Não é necessário conhecimento prévio ou específico.

Data:  11 e 13 de agosto – terça e quinta-feira das 19h às 20h30.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada via e-mail um dia antes a aula

Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.

Inscrições gratuitas  pelo site www.sympla.com.br/adelina – vagas limitadas!

SOBRE A CURADORA

Sabrina Moura é curadora e pesquisadora. Doutoranda no departamento de História da Unicamp, possui mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade Paris VIII e mestrado em direção de projetos culturais pela Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Concebeu programas públicos em instituições como Videobrasil, SESC-SP, Goethe Institut, World Biennial Forum, entre outras. Organizou o livro Panoramas do Sul: Perspectivas para outras geografias do pensamento (Edições SESC-SP, Videobrasil/ 2015). 

_

CURSO ONLINE – Laboratório de apresentação de projetos, com Natalia Forcada

O programa tem como objetivo instruir os artistas a como apresentar projetos de obras em desenvolvimento ou terminadas em fundos nacionais/internacionais. Ao terminar o programa o participante contará com um projeto pronto para apresentação. Os conteúdos aplicados são: montagem de currículo, proposta conceitual, seleção de imagens, contrução de depoimento/statement do artista e da obra, montagem e revisão de portifólio, orçamentos e cronograma de trabalho, com estrategias claras para realizar uma apresentação verbal de seus próprios trabalhos ao falar em público de acordo com o interlocutor (galeristas, curadores imprensa, visitantes, alunos etc.)

RESIDÊNCIA ADELINA – APLICABILIDADES PARA ARTISTAS Como apresentar os seus projetos de arte

INFORMAÇÕES

Curso dirigido a artistas e estudantes.

Data:  de 07 a 31 de julho | terças e sextas | das 15h às 18h

Local: Online por meio da plataforma ZOOM (Cadastre-se gratuitamente pelo App Zoom ou pelo site www.zoom.us.)

Inscrições gratuitas  pelo site www.sympla.com.br/adelina – vagas limitadas!

SOBRE A ARTISTA

Natalia Forcada (Argentina, 1981) é cineasta, artista visual e cênica. Desde 2013 realiza assessorias personalizadas de projetos a artistas na Argentina, Espanha, Uruguai e Brasil. Foi docente e coordenadora de produção da ‘Universidade de Cine’ de Buenos Aires. Tutora, palestrante e jurada na Argentina, Espanha e Brasil. Possui licenciatura e docência em Direção de Cinema – Universidad del Cine, especialização em ‘Violência de gênero e resistência feminista’ pelo Museo Evita, em 2019, e ‘Profissionalização em arte contemporânea’, pelo Node Center (Alemanha). Como artista visual expôs, obteve prêmios e realizou residências em Veneza, Valência, Ilhas Canárias, São Paulo, Bogotá, Guayaquil, Montevidéu, Buenos Aires e outras cidades argentinas.

 

Para dúvidas/informações envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 94812 3175