O que é beleza? Uma pergunta filosófica
com Laura Elizia Haubert

A aula “O que é a beleza?” apresenta um panorama geral de uma das principais questões da estética filosófica. Trata-se de entender a pergunta: o que é a beleza? Ou mais propriamente, como chamaram os filósofos, o que é o Belo? Em que medida podemos dizer que algo é belo? Como definir a beleza?

A pergunta pela beleza é, de fato, uma das questões mais antigas da filosofia remontado a Grécia antiga. Já Platão e muitos outros de seus contemporâneos se perguntavam o que era a beleza e se ela era também um valor ético. E a pergunta acompanha a história da filosofia, tendo sido respondida de diferentes formas, o principal debate gira em torno de saber, afinal, a beleza é subjetiva ou objetiva?

Curiosamente, de modo geral, as teorias estéticas da antiguidade e da Idade Média tenderam a localizar a beleza fora do espectador, em contrapartida, os modernos atribuíam a beleza a subjetividade ao sujeito. Hoje, depois de quase um século de desinteresse, o tema da beleza parece voltar a despertar atenção.

Nessa aula, de modo breve, veremos as principais formas de compreender a beleza que foram elaboradas pelos filósofos, acompanhando o desenvolvimento da pergunta por diferentes séculos e autores, para, por fim, tentar responder a pergunta chave do problema: afinal, a beleza está nos olhos do espectador ou no próprio objeto?


CONTEÚDO:

• Os problemas filosóficos
• A beleza na antiguidade
• A beleza na Idade Média
• A beleza na Modernidade


PARA QUEM É ESSA OFICINA
Artistas, curadores, estudantes, pesquisadores, professores e interessados no assunto.


QUEM IRÁ CONDUZIR?
Laura Elizia Haubert. — Graduada em Filosofia pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela PUCSP. Realizou o curso de Exntesão ‘História da arte’ pela PUC SP. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Pragmatismo e Estética da Universidad Catolica de Cordoba, na Argentina. Escritora com 4 obras publicadas “Calisto”, “Sohuem”, ”Ode as Nossas vidas infames” e “Sempre o mesmo céu, sempre o mesmo azul”.

 

INFORMAÇÕES:

Data: 09 de novembro de 2019

Horário: Sábado, 15h às 17h.
Local e endereço: Instituto Adelina – Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: R$ 70 inteira e R$ 40 meia-entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos.
Vagas: 20 vagas
Importante: inscrições até um dia antes do dia da oficina. Sujeito à lotação. Inscrições pelo site

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.