CURSO ONLINE: Elas estão aqui: mulheres artistas, preocupações contemporâneas

Apesar de presente, o patriarcado não é uma invenção atual: “Elas estão aqui” é um curso que amplia os horizontes da arte como concebida até hoje, reescrevendo sua história e ampliando debates sobre apagamento e invisibilização de mulheres das narrativas oficiais. O curso realizado em 5 encontros é um segundo módulo que não trabalhará com uma abordagem tradicional – todas as artistas serão apresentadas por meio de assuntos intrínsecos à suas produções, priorizando aquelas que tiveram suas histórias pouco ou nunca contadas.


PROGRAMA:

17/09 – Aula 1 – Femininos, feminismos

24/09 – Aula 2 – Reescrevendo a história, recuperando a voz

01/10 – Aula 3 – Corpo político

08/10 – Aula 4 – Políticas do corpo

15/10 – Aula 5 – Destruição e reconstrução de identidades


PARA QUEM É ESSE CURSO

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, designers, arquitetos. Pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio.


QUEM IRÁ CONDUZIR?

Julia Lima é curadora e pesquisadora, graduada em “Arte: História, Crítica e Curadoria” pela PUC-SP. Participou da Summer School do Courtauld Institute, Londres, em 2009. Foi educadora da Fundação Bienal de São Paulo e integrou o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Foi júri de diversas premiações, incluindo o Prêmio EDP, e curadora da 2ª edição do programa de residência do Adelina Instituto. Seus principais projetos curatoriais incluem as coletivas “Eu queria ser lida pelas pedras”; “Formas de Voltar para Casa”; e “Ministério da solidão”; e as individuais de Kitty Paranaguá (MCB), Felippe Moraes (FIESP), Élle de Bernardini (Verve Galeria), Bruno Novaes (OMA e Casa do Olhar) e Carlos Monroy (OC Oswald de Andrade). Atualmente conduz a pesquisa e o curso “Elas Estão Aqui” – uma reescrita da história da arte por artistas mulheres –, dá cursos de história da arte, colabora com veículos especializados, e realiza acompanhamento de artistas no “Núcleo de Discussão e Construção em Artes Visuais”.

 

INFORMAÇÕES:

Datas: dias 17 de setembro a 15 de outubro de 2020 – quintas-feiras
Duração do curso: 10 horas de curso
Horário: 10h30 às 12h
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

As aulas serão gravadas e poderão ser enviadas para quem eventualmente não estiver presente.

Investimento: R$ 200 ,00 – Curso completo

Oferecemos certificados

Inscreva-se

 

Ficou com alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (11) 3868-0050.