História da Arte e suas relações com a Moda com Lorenzo Merlino

Sobre

De que maneira a História da Moda se relaciona com a História da Arte? Quais as influências que a moda codifica a partir da produção artística? Neste curso, ministrado pelo estilista e professor Lorenzo Merlino, estudaremos as inter-relações entre Moda e Arte a partir do contexto histórico, social, político e econômico, desde a era Medieval até o período contemporâneo.

O curso propõe uma análise crítica e cronológica para abordar os diversos movimentos artísticos, explanados à luz das artes e das vestimentas de cada época.

Quem irá conduzir?

Lorenzo Merlino é pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestrando em História da Arte pela UNICAMP, foi nomeado em 2016 embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil. Professor na FAAP, colabora ministrando cursos no MASP, no MAM, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, na FASM, nas Faculdades Rio Branco e no SESC. Com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou por seis anos o SPFW. Licenciou seu nome para diversas marcas como Havaianas, Nike, Rainha, Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Grendene, VR, Riachuelo e Chilli Beans.

Programa

02/04 — A Moda através da História da Arte; Silhueta e sua definição; Tipos de costume; Pré-História, símbolo e representação; Antiguidade, Egito, Mesopotâmia, Creta, Grécia, Roma; Era Medieval, Antiguidade Tardia, Bizâncio, Carolíngio, Românico e Gótico.

09/04 — Fim da Era Medieval; Renascimento e a diferenciação dos sexos; Maneirismo, o início do conflito; Barroco, o Feminino no Masculino; Atributos sexuais, virilidade e submissão; A posição da mulher na sociedade, evolução e retração.

16/04 — Rococó; Aristocracia e Burguesia, ousadia e conservadorismo; A Academia e o Moderno; Deformação do corpo e construção de silhueta; A disseminação da roupa; Artistas e individualizações, germes de uma revolução.

23/04 — O longo Século XIX; Neoclassicismo, Romantismo, Realismo; Impressionismo; Pós-Impressionismo e Neo-Impressionismo; O Simbolismo e os Pré-Rafaelitas; A aceleração do tempo e da Moda.

30/04 — Século XX e o surgimento dos sistemas de Moda; As Vanguardas artísticas; A Alta-Costura e o prêt-à-porter; A Moda e seus sistemas; As primeiras relações diretas com a Arte; Globalização, internet, fast fashion; Arte Contemporânea – Koons, Murakami, Hirst, Beecroft e outros; O futuro da Moda e o futuro da Arte.