Coletiva – Água da palavra / Quando mais dentro aflora

Período: 30.10.18 a 02.02.19
Horário de visitação: de terça à sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h.

Água da Palavra / Quando mais dentro aflora traz obras de dez artistas brasileiros que criaram binômios com escritores brasileiros e abre para público no próximo dia 27 de outubro, na Adelina – Instituto Cultural. A mostra foi apresentada pela primeira vez no HilbertRaum, em Berlim e, para a remontagem em São Paulo, a curadora Galciani Neves traz outros três artistas além Anna Guilhermina, Fabio Morais, Isabella Beneducci Assad, Lívia Aquino, Karina Machado, Marta Matushita e Ricardo Barcellos: Jorge Menna Barreto, Elida Tessler e Deco Adjiman.

A ideia da exposição é promover debates abertos ao público sobre os temas correlatos, que visam a aproximação de artistas contemporâneos a autores brasileiros. Os artistas buscaram inspiração nas obras e universos dos seguintes autores: Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector, Guilhermina Cavalcanti Bulcão (Miná), Hilda Hilst, Paulo Leminski e João Guimarães Rosa.

Cada obra produzida se tornou um exercício processual de tradução de obras literárias brasileiras. O projeto buscou ampliar a leitura como uma plataforma aberta ao experimental, no que concerne ao modo como cada narrativa era reinventada.